Com a mudança no perfil da educação básica, fica cada vez mais difícil selecionar entre tantas opções o que será melhor para cada família. Tradicional, construtivista, sociointeracionista, Montessori, Waldorf, Freinet e alguns outros adjetivos costumam estar relacionados à linha pedagógica das escolas. E como escolher em meio a todas elas sem um aconselhamento profissional?

Ciente da ansiedade que esse momento representa para os pais de crianças por volta dos 6 anos de idade, o Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil promove um programa de aconselhamento e acompanhamento das visitas às escolas de Ensino Fundamental, bem como realiza um estudo do perfil de cada aluno que está cursando o último ano da Educação Infantil para ajudar os pais nessa importante decisão.

Por conta da pandemia, as visitas deste ano ocorrem de forma digital – o que permite até mesmo aprofundar as conversas e questionamentos com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas. “Para fazer a escolha certa é preciso muita pesquisa sobre as instituições de ensino e conhecer bem o perfil de aprendizagem do seu filho”, explica a diretora do Peixinho, Marianna Canova. Com 20 anos de experiência no aconselhamento escolar para a entrada no Ensino Fundamental, ela alerta: “Cuidado com falsas promessas das escolas, e preste muita atenção à correta interpretação do estilo do seu filho.”

Culturalmente, a escolha da escola se dá por indicação, para acompanhar amiguinhos, pela localização ou espaço físico. “É preciso ter muito mais cuidados para ter uma opção adequada, chegando a 17 critérios que devem ser observados”, explica Marianna.

Algumas dicas incluem observar o perfil de aprendizagem da criança, que pode ser mais dispersa ou ter maior facilidade de concentração. E isso faz diferença na hora de escolher um ensino mais conteudista ou mais aberto.

Outro cuidado é conter a empolgação da estética, pois uma escola atraente fisicamente pode não ter a melhor proposta pedagógica para seu filho. Por conta disso, é recomendado não levar a criança no período de visitação e escolha, e sim somente após a tomada de decisão, que deve ser feita pelos pais ou responsáveis. “A criança costuma preferir um ou outro parquinho, mas a grande questão é onde ela se sentirá bem e terá o melhor estímulo para aprender, de acordo com seu perfil.”

Desenvolvimento interpessoal, organização e criatividade são alguns dos efeitos que a educação adequada ao perfil da criança promove.

SERVIÇO

E-book “Qual a melhor escola para o meu filho? Guia para os pais”
De Marianna Canova, pedagoga e psicopedagoga
Investimento: R$ 19,90