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Criança não pode ter brinquedo só de plástico!

Crianças da Escola Peixinho Dourado em atividades que vão além do manuseio com o plástico.
Crianças da Escola Peixinho Dourado em atividades que vão além do manuseio com o plástico.

No último aniversário do meu sobrinho, minha cunhada, sempre antenada com temas relacionados à sustentabilidade, pediu que os convidados para a festa não dessem brinquedos de plástico. Esse pensamento dela veio ao encontro de uma experiência realizada na escola de Educação Infantil Peixinho Dourado. A pedagoga da escola, Marianna Canova, questiona que: “Se você coloca a criança dentro de uma sala de aula em que tudo é feito de plástico, qual será o contato dela com o mundo?”

Muitas vezes pensando em evitar riscos, os pais e professores acabam deixando de lado materiais riquíssimos para a experiência e o conhecimento. Mas nesse escola e na casa do meu sobrinho uma diversidade de outros materiais são colocados à disposição da criança. “Ter contato com a diversidade de materiais possibilita desenvolver muito mais as habilidades do que se ela só tiver contato com plástico”, resume a pedagoga. “A criança terá os sentidos muito mais aguçados e irá desenvolver mais a criatividade, além de conhecer o mundo de forma muito mais real”.

No livro “O sentido dos sentidos”, João Duarte Júnior fala sobre como é importante para as crianças colocar a mão na massa. Na escola Peixinho Dourado são utilizados diferentes tipos de materiais para crianças de quatro meses aos seis anos, tudo com o monitoramento das professoras em sala. “As crianças fazem maravilhas com argila, arame, sementes e gravetos”, conta a pedagoga”, diz Marianna. “É muito bom para a criança se sentir útil, criar ela mesma as coisas que ficarão ao seu redor. Isso desenvolve a sensibilidade”, explica Marianna.

Para implementar esse contato com vários materiais, uma professora de alunos de três a quatro anos do Peixinho Dourado teve a ideia de criar uma parede toda com papel adesivo - com o lado que gruda para fora. Nela, as crianças têm liberdade de experimentar a sensação “grudenta” e colar tudo que desejarem. Aliás, você já tentou colar um fio de barbante? Não é tão fácil, exige habilidade! Além de ser excelente para fazer o "movimento de pinça", fundamental para desenvolver a  escrita mais tarde.

Para os bebês, Marianna lembra que os objetos e brinquedos normalmente são feitos de plástico ou pano, ou seja: eles acabam não conhecendo outros materiais. “Se você coloca esse bebê na grama ou na areia, ele entra em pânico”, lamenta Marianna. “E quando vai comer e se suja, não gosta, já quer que troque a roupa”, exemplifica.

Quando a criança experimenta mais na primeira infância, tende a não se sentir tão afrontada no futuro em situações desafiadoras. No Peixinho Dourado, os diferentes tipos de material também estão sendo estudados e trabalhados para servir de ornamento na escola, como ambientação do refeitório, por exemplo - tudo feito pelas crianças, o que é praxe no Peixinho, onde toda a decoração é feita pelos pequenos. Além de ficar lindo, faz com que eles se sintam capazes, pertencentes e responsáveis pelo ambiente escolar.

Sugestões de material para serem usados dentro e fora da sala de aula: madeira, plástico bolha, papel adesivo, temperos, sementes, bolinha de gel, arame, espetinho, argila, fubá, pedras, gelo, papel camurça, folhas secas… e o que mais a criatividade inventar.

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