Tic Tag

Comunicação & Educação Acessíveis

Publicidade
Aniversário de Curitba

“Curitiba de A a Z” traz para os “curitibinhas” o amor e o respeito pela cidade

Capa do livro Curitiba de A a Z (Editora Insight)
Capa do livro Curitiba de A a Z (Editora Insight) (Foto: Divulgação)

Dia 29 de março Curitiba completa 326 anos! Como parte das pré-comemorações, a cidade ganha um presente com o lançamento do livro “Curitiba de A a Z” escrito por Alexandre Barros Neves e ilustrado por Ingrid Osternack Barros Neves. Casados há 22 anos e com dois filhos, o casal agora estreia a parceria de uma produção literária infanto-juvenil, que vem despertar nos “curitibinhas” o amor e o respeito pela cidade. Com uma vertente lúdico-cultural, “Curitiba de A a Z”, publicado pela Editora Insight, é um livro que apresenta, em verso, a cidade de Curitiba, seus pontos turísticos, sua cultura e sua história de modo leve e divertido. A cada letra do alfabeto corresponde uma ou mais poesias sobre uma dessas facetas histórico-culturais da nossa cidade.

O lançamento será no próximo dia 23 (sábado), na Biblioteca Pública do Paraná, das 10 às 12 horas. Nesse período estão programadas diversas atividades interativas para as crianças. Das 10h às 10h30 haverá oficina de ilustração para crianças com a ilustradora Ingrid e das 10h30 às 11h contação de histórias com a Companhia Girolê. A partir das 11h, o autor e a ilustradora farão a sessão de autógrafos com a venda dos livros no valor promocional de lançamento por R$31,50.

Alexandre, que é bacharel e mestre em design com mais de vinte prêmios nacionais e internacionais, conta que a ideia de escrever “Curitiba de A a Z” surgiu quando comprou um livro infantil em Lima, no Peru. O livro falava de aspectos do Peru por meio das letras do alfabeto. “Ao retornar a Curitiba, pensei que poderia ser uma boa ideia fazer algo semelhante para honrar a cidade”, diz. Alexandre conta que a melhor definição do livro, que ouviu até o momento, foi a do prefeito Rafael Greca, que assina o prefácio da obra. Greca a classificou como um “alfabeto sentimental da cidade”, poetizando na sua maneira peculiar de falar “em que os verbetes alusivos a cada uma das letras brotam em versos mágicos e traços generosos”.  

Para Alexandre a maior contribuição da obra será a de despertar, de modo divertido, nos pequenos leitores o interesse e orgulho por aspectos da cidade, sua história e seus monumentos, talvez ainda desconhecidos por eles. O autor acredita que o conhecimento é condição indispensável para que haja o respeito pela cidade, seus espaços públicos e sua cultura, ajudando a desenvolver a cidadania. “Esse é o legado que pretendemos deixar por meio desse livro” destaca.

Ilustração
O livro foi ilustrado pela curitibana e artista plástica Ingrid Osternack, formada em Pintura pela Accademia di Belle Arti di Venezia e com cursos de aperfeiçoamento em ilustração infantil na Itália. Em 2014, foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores para compor a delegação brasileira na Feira Literária de Gotemburgo - Suécia. Conhecida e reconhecida por seu trabalho na ilustração de obras infantis, “Curitiba de A a Z” é o 17º ilustrado por ela. A experiência de ilustrar essa obra trouxe à Ingrid lembranças de infância quando sua mãe a levava no Bondinho da Rua XV para desenhar. Destacou ainda a ilustração da araucária e das casinhas de madeira, elementos esses que serviram de inspiração do que ela vivenciou quando criança.

Contrapartida social
O livro, realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, terá como contrapartida social uma série de ações com oficinas de leitura e criação de texto ministradas por Alexandre e Ingrid sobre a cidade de Curitiba em escolas públicas da rede municipal para um público estimado em aproximadamente 200 participantes. Também haverá a leitura de trechos do livro e oficina de ilustração, na Casa da Bruxa, no Bosque Alemão de Curitiba e oficina de leitura e discussão do texto no orfanato Lar Batista Esperança. Esta também fará a doação de 10% da tiragem direcionada ao público-alvo da obra. Todas as ações referentes ao projeto e também informações relacionadas à literatura infanto-juvenil, entre outros assuntos de cunho cultural, serão divulgadas na página oficial do projeto no Facebook https://www.facebook.com/CuritibadeAaZ/

Serviço:
Lançamento Curitiba de A a Z
Dia: 
23 de março Horário: das 10h às 12h 
Local: 
Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 – Centro)
Atividades interativas:
10h às 10h30 –
Oficina de ilustração para crianças com a ilustradora Ingrid Osternack
10h30 às 11h –
Contação de histórias com Companhia Girolê
Sessão de Autógrafos: 
11h às 12h –
Com o autor Alexandre e a ilustradora Ingrid 
Preço do livro:
R$31,50 (valor promocional no dia do lançamento).

 

 

Quem faz o blog

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES