João Egashira

Começou ontem, 16, a 36ª Oficina de Música de Curitiba. Entre as novidades estão os cursos destinados para pessoas com deficiência ou interessados no tema. São quatro oficinas inclusivas programadas na fase MPB (Música Popular Brasileira). Elas ocorrerão no campus da PUC Paraná (Pontifícia Universidade Católica), entre 22 e 27 de janeiro.

Possivelmente, segundo o coordenador da fase MPB, João Egashira, as oficinas inclusivas vão permanecer nas próximas edições.  Os alunos com deficiência não precisam pagar a taxa de inscrição, que podem ser feitas através do site www.oficinademusica.org.br. Depois de se inscrever, será gerado automaticamente um boleto, que não precisa ser pago. Basta enviar um e-mail ([email protected]) informando a condição da deficiência visual, os dados da inscrição com o boleto não pago.

Para os alunos com deficiência visual ou interessados na temática são dois cursos: Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille e o outro, Raízes da Música, Elementos do Som e da Apreciação Musical (para pessoas com deficiência visual).Estas duas oficinas serão comandadas por Luiz Amorim, que também é deficiente visual e professor de Teoria Musical e de Prática de Conjunto no Projeto Música Tátil, idealizado e desenvolvido por ele de forma voluntária para pessoas deficientes visuais em Curitiba.

Percussão
Mais dois cursos estão na lista de oficinas inclusivas, estes relacionados à percussão ministrados pelo professor Luciano Candemil. Os cursos são direcionados a pessoa com qualquer tipo de deficiência física. As aulas atendem à demanda da educação musical especial, com diversos ritmos e tipos de instrumentos de percussão para a deficiência de cada aluno.

Fonte: editado com informações da Assessoria de Imprensa FCC e ICAC