Assessoria de Imprensa Edify

Historicamente, a língua inglesa se manteve como um saber acessível principalmente por meio de cursos complementares. Se há alguns anos o ensino dela era pouco cobrado em escolas regulares e pouco exigido pelos próprios pais, hoje é um pré-requisito que tem se tornado cada vez mais essencial para preparar para o mundo. E, se tudo puder ser oferecido no mesmo ambiente, melhor ainda. Iniciativas como a adoção de programas bilíngues por escolas mostram a busca por se adaptar a essa tendência.

Algumas poucas décadas atrás, apenas pais estrangeiros procuravam escolas internacionais para matricular seus filhos, uma maneira dos filhos não perderem o contado com a língua materna. Hoje, isso mudou, pais brasileiros procuram cada vez mais as escolas bilíngues, um crescimento de 20% , principalmente nos estados do Sul e Sudeste. O que os pais querem é que os seus filhos desde cedo tenham contato com o inglês, e aprender desde pequenos e brincando tem sido prática comum em muitas escolas de todo país.

Apesar de ser reconhecido na Base Comum Curricular como disciplina obrigatória, com habilidades listadas como necessárias a serem ensinadas, o inglês tradicional na escola não tem sido suficiente para alavancar o Brasil em rankings de proficiência no idioma. Além de proporcionar a comodidade aos pais e alunos de ter acesso a todas as soluções em um mesmo espaço, os programas bilíngues representam um rompimento com aulas que consistem em tradução, memorização, repetição e muita gramática. 

Para a diretora do programa bilíngue Edify, Marina Dalbem, se apenas a carga horária é ampliada ou ajustada para incluir o inglês, o bilinguismo está sendo banalizado. Para ela, a partir do momento que atividades que apresentam outras situações e trabalham habilidades socioemocionais, o idioma é levado para a vida do aluno. 

Para saber mais, acesse, reportagem do R7 sobre o tema:

Aumenta o número de escolas bilíngues no Brasil, diz pesquisa  
http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/videos/aumenta-o-numero-de-escolas-bilingues-no-brasil-diz-pesquisa-22022018

Fonte: com informações da Assessoria de Imprensa do programa bilíngue Edify