Tic Tag

Comunicação & Educação Acessíveis

Publicidade

Apoio às entidades que criticam redução do orçamento da Capes

Foto de uma livro aberto. Sobre ele barbantes nas cores vermelho e creme formam um coração.O Semesp, entidade que congrega instituições de ensino superior de todo o Brasil, condenou nesta sexta-feira (3) os cortes previstos no orçamento de 2019 para os programas da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

“Esses cortes representam um retrocesso inadmissível, porque vão interromper a continuidade de pesquisas importantes em todos os estados brasileiros, bem comoa afetar seriamente a expansão e consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todo o país”, afirmou o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Segundo uma primeira avaliação do Semesp, mais de 400 mil alunos bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado e de outros programas da Capes serão prejudicados, assim como serão afetadas as iniciativas de cooperação internacional da agência.

“Os programas de pós-graduação são estratégicos para o desenvolvimento de um país como o Brasil, que precisa dispor de mecanismos para o crescimento econômico via produção de conhecimento”, afirmou Capelato. “As instituições de ensino superior já tem dificuldades atualmente para ter acesso ao auxílio do Governo Federal, para o desenvolvimento de pesquisas. Caso as restrições se confirmem, o país vai sofrer um baque ainda maior no seu processo de inovação”, alertou o diretor do Semesp.

Capelato disse que espera que o MEC consiga reverter essa situação, “já que os projetos acadêmicos precisam responder aos desafios da sociedade, em especial do setor produtivo, que em face das significativas mudanças registradas dependem da inovação para competir globalmente”.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que congrega um grupo expressivo de mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ e http://uc.semesp.org.br/.

Mídias Sociais 
www.facebook.com/semesp/;
https://www.linkedin.com/company/semesp
https://www.youtube.com/user/VideosSemesp
www.instagram.com/semespoficial/

Fonte: Informações da Assessoria de Imprensa da Simesp

Quem faz o blog

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES