O que são férias para você? Um período de relax, para recarregar as baterias, sem pensar em trabalho? Ou dias que passam voando, e no final você tem a sensação que não aproveitou como deveria (e muitas vezes, nem conseguiu deixar de pensar em trabalho!)?

 

Mulher em pé em frente a praia, curtindo férias com céu azul, em meio a coqueiros.

 

Julho para muitos é momento de férias. Geralmente empurradas pelas férias escolares.

Mas você se ORGANIZA para ter férias? 

Considerando o conceito de que férias é um período agradável, para fazer coisas que te fazem feliz, seguem algumas dicas para você ter pequenos períodos de “férias” o ano todo!

Pegue um pedaço de papel e uma caneta, vale a pena, prometo!

#1. Que tipo de situações te trazem bem estar?

Não se prenda a lugares que vão te trazer essas sensações. Pense em momentos, por exemplo: estar com a família, curtir os filhos, sentir a grama sob os pés, enfim… aquilo que só de pensar, já te faz sentir bem. Momentos que tenham o poder de arrancar o celular da sua mão, mesmo que só um pouquinho, e te fazer sentir o mundo real. Coloque esses tópicos no papel.

 

#2. Em que tipo de situação você consegue sentir isso?

Agora sim, vamos pensar em lugares. Mas também não precisa ser algo complexo. Para sentir a “grama sob os pés” você não precisa necessariamente estar nos jardins do Palácio Real Britânico, certo? Também dá pra ter essa sensação no parque mais próximo da sua casa (ou até mesmo no quintal, se você tiver esse privilégio!).

Liste pelo menos 10 lugares ou situações que te trazem boas sensações, pense em lugares diferentes, que você gostaria de visitar, mas também em lugares próximos, onde você se sente bem, mas de repente não tem frequentado como gostaria. Vale casa de vó, ou mesmo aquela tia querida com quem você prometeu tomar um café e nunca apareceu. Lembre-se que pessoas queridas as vezes se vão das nossas vidas quando menos esperamos, e os bons momentos vividos com elas é que vão ficar pra sempre. Já que você parou pra fazer essa lista, faça valer a pena!

 

#3. Organize-se para ser feliz!

Claro que eu teria que chegar no ponto em que faria você se organizar =D

Então, eis o que você vai fazer:
Das atividades que você elencou, separe aquela que exige mais tempo e orçamento e já reserve para o seu período de férias. Ainda não sabe quando terá férias? Bom momento para pensar nisso, pois sem planejamento, as chances de um bom aproveitamento desse período podem escorrer entre seus dedos!

Agora olhe para as outras atividades da lista e determine quando você irá realizá-las. Isso mesmo, selecione uma data. Sabe por que você ainda não foi tomar um café com aquela tia querida? Simplesmente porque você não determinou uma data. Se você não dominar seus compromissos, eles vão dominar você, não tenha dúvida. Então, assuma o controle. Simples assim.

Sugiro que você selecione uma atividade por mês, e adapte aquelas que você percebe que terão alguma restrição. Queria “levar as crianças para a Disney” e não vai dar? Ok, qual era o propósito do passeio? Ter momentos inesquecíveis com seus filhos, certo? Então pense em outras opções que estejam ao alcance no mês determinado, e que te proporcionem alcançar o mesmo objetivo. Por exemplo: O Museu da Vida, em Curitiba é um lugar muito especial para passar um dia incrível com as crianças, e tem entrada gratuita. Se você estiver em São Paulo, pode leva-las ao  Museu Catavento. Há ótimas opções, que talvez você desconheça, por nunca ter reservado tempo a essa busca!

 

#4. Comprometa-se com o compromisso planejado.

Cumpra o que planejou.

Tenha um compromisso com sua felicidade. Porque no fundo, é disso que estamos falando, certo? Momentos que te fazem feliz. E não é isso que todos nós buscamos, no fim das contas?

Se você pensar nos últimos 12 meses da sua vida, como resumiria? Teria 10 coisas muito legais e momentos especiais e marcantes para recordar?

Você tem o poder de ser feliz, não negligencie! Sua vida é única, e está acontecendo agora! Tire o melhor proveito dela enquanto ela acontece!