Projeto Sustentável

Artesanato é a chave para empoderamento

São realizados cerca de 10 cursos ao longo do ano, cada um com cerca de 10 a 12 alunas
São realizados cerca de 10 cursos ao longo do ano, cada um com cerca de 10 a 12 alunas (Foto: Divulgação)

No Centro Comunitário Ibema em Turvo (PR), o aprendizado é constante por meio de oficinas regulares de artesanato voltadas para mulheres. Desde 2014, as colaboradoras, esposas de colaboradores e moradoras do local realizam aulas de diferentes técnicas criativas, como pintura em tecido, crochê, macramê, bordado em chinelo, ponto russo e fitas, entre outros. São realizados cerca de 10 cursos ao longo do ano, cada um com cerca de 10 a 12 alunas.
“Além do benefício da atividade em grupo, essa é uma forma de complementação da renda familiar, empoderamento feminino e socialização para donas de casa e trabalhadoras rurais da região”, conta Carin Machado, da área de Responsabilidade Social da Ibema.
Todo o material utilizado é fornecido pela empresa, que contrata instrutoras locais e assim valoriza também seus conhecimentos e estimula a prática do ensino.
O resultado de tudo isso ultrapassa a esfera familiar: por meio do trabalho de cada uma das participantes, surgiu o IbemArte Sustentável, que reutiliza resíduos do processo final de fabricação de papelcartão para a criação de peças de design com alto padrão de qualidade no acabamento. Estão envolvidas no momento 15 artesãs.
O projeto IbemArte Sustentável recebeu o Selo SESI ODS 2017 na categoria Grande Indústria, por contemplar 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 5 – relacionado ao empoderamento de mulheres e o ODS 8 – relacionado ao crescimento econômico inclusivo e sustentado, emprego pleno e trabalho decente para todos.