Telhados verdes

Coberturas verdes são alternativas para cidades sustentáveis

Construção civil está impulsionada a inserir telhados verdes em projetos residenciais e comerciais
Construção civil está impulsionada a inserir telhados verdes em projetos residenciais e comerciais (Foto: Divulgação)

Em 6 de junho,é celebrado o Dia Mundial dos Telhados verdes (World Green Roof Day). Para fortalecer e mostrar a importância das coberturas verdes, arquitetos, paisagistas e engenheiros de diferentes países estão compartilhando inspirações de projetos nas redes sociais com a #wgrd2020 durante esta semana. 

Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, especialista em infraestrutura verde e design biofílico, a busca pelo melhor aproveitamento dos recursos na construção está impulsionando a procura por telhados verdes em projetos residenciais e comerciais. Um dos grandes benefícios é a captação de água, a economia com telhas e é a solução ideal para garantir o conforto térmico do ambiente. 

“Uma cidade repleta de verde traz mais qualidade de vida para as pessoas. Os telhados verdes reduzem a poluição e favorecem a biodiversidade.  Com cisternas para captação de água da chuva, contribuem ainda para a drenagem urbana. A construção verde é fundamental para termos cidades mais resilientes para o presente e o futuro”, ressalta o especialista. 

Confira três benefícios dos telhados verdes

Economia financeira - a água da chuva captada pode ser utilizada na limpeza dos ambientes, na jardinagem e também no banheiro, para a descarga, por exemplo.

Diminuição do consumo de água potável: Este é um dos principais motivos e todo mundo é beneficiado! Economizar água potável é fundamental para o futuro do planeta.

Redução das inundações: podemos diminuir os alagamentos nas grandes cidades, onde há poucas áreas verdes e o escoamento das chuvas é mais difícil, com a bacia de detenção nos telhados verdes.