Pixabay – Profissional sugere a realização de hemograma completo

A nutricionista Bianca Oliveira indica quais exames que a pessoa que segue dieta vegetariana deveria fazer.

Hemograma completo: É um exame que revela muito além de anemia, ele me mostra a qualidade das suas células e capacidade de transporte de oxigênio delas. Também me mostra – através do VCM, CHCM e HCM – a previsão de possíveis deficiências nutricionais futuras, mesmo com uma hemoglobina normal e ausência de anemia!

Ferritina: Esta proteína é capaz de armazenar o ferro, através dela podemos prever e prevenir anemias e otimizar a produção de energia no corpo, melhorando a disposição no dia a dia. Mas cuidado, pois uma ferritina alta não necessariamente revela adequação do ferro no organismo; outros fatores influenciam esta proteína, e isso é levado em consideração ao avaliar seus exames como conjunto e sua individualidade clinica e dietética.

Vitamina B12: São muitos os fatores que influenciam a absorção e metabolismo desta vitamina, desde uso de anticoncepcional, gastrite, consumo de álcool e até a mastigação! Por isso, muitas pessoas apresentam baixa desta vitamina. A deficiência da B12 atrapalha a memória, concentração, humor e transmissão de impulsos nervosos.

Vitamina D 25 hidroxi: Esta vitamina tem ação muitíssimo além da qualidade óssea, atuando na imunidade, humor, proteção cardiovascular e doenças autoimunes, além de otimizar a absorção de cálcio na dieta.

Zinco: Um mineral importantíssimo para saúde sexual, saúde dos cabelos e unhas, para imunidade e várias reações químicas no organismo. Sua deficiência é muito comum, ainda mais para quem suplementa ferro, pois o ferro depleta zinco no organismo.

Nunca se devem olhar exames isoladamente: uma vez que um exame complementa o outro; deve-se sempre cruzar os resultados com a clínica e todas as individualidades do paciente! Dependendo da sua individualidade outros exames serão importantes no seu caso.

Outro fator importantíssimo: Nunca se devem considerar apenas os valores da faixa de referência do laboratório para os exames. Todos os parâmetros dos exames tem seu ponto de corte mínimo considerado ótimo para melhor ação no organismo, e muitas das vezes o ponto de corte é bem acima do mínimo proposto na faixa de referência. Com alguns exames dentro da faixa de referência, mas distantes do ótimo, já aparecem os sintomas de deficiência nutricional!