Internet nas escolas

Da redação

Pesquisas pela internet e trabalhos escolares podem ser feitos com mais qualidade e de forma mais ágil em 725 escolas da rede estadual do Paraná. Para a instalação dos laboratórios de informática o governo estadual investiu R$ 3,3 milhões. Os equipamentos foram instalados pela Secretaria de Estado da Educação e fazem parte do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).  Toda a rede elétrica das escolas precisou ser preparada. O cabeamento de internet e mobiliários também são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação.

Cada sala conta com 18 computadores novos, com dois monitores para ser usada por dois estudantes. Os equipamentos são modernos, com monitores de LCD de 14 polegadas, entradas para USB, e usam o software livre Linux Educacional 5.0, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cada máquina tem 4 Gb (gigabytes) de memória.

Pacto pelo Ensino Médio
O Ministério da Educação instituiu ontem  o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, pelo qual a pasta e as secretarias estaduais e distrital de Educação se comprometem a valorizar a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, tanto em áreas rurais quanto urbanas. A portaria que detalha o pacto e define as diretrizes gerais, as condições e os critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.