Rio, 21 (AE) – Deu Baixada Fluminense na cabeça. A Beija-Flor de Nilópolis é a campeã do carnaval de 2007, sua quarta vitória neste século, e a Acadêmicos do Grande Rio, de Duque de Caxias, ficou em segundo lugar, com 0,4 ponto de diferença. Entre as seis escolas que voltam no próximo sábado, para o desfile das campeãs (que será transmitido pela Rede Bandeirantes), três são do Rio: a Mangueira, que ficou em terceiro; a Unidos da Tijuca, quarta colocada, e a Unidos de Vila Isabel, que tirou o sexto. A quinta colocada, Unidos do Viradouro, é de Niterói.

Além da divisão regional, os jurados preferiram os desfiles convencionais. Beija-flor, Grande Rio e Mangueira vieram luxuosas e empolgadas, mas sem inovações. Já Tijuca, Viradouro e Vila, tinham alas e carros alegóricos coreografados, nada convencionais, o que empolgou o público, mas não seduziu os jurados. Essa tendência desmente o equilíbrio que se pensava ter havido no carnaval de 2007. Afinal, entre a primeira e a sexta colocada, há uma diferença de quase 3 pontos, o que é raro nos concursos recentes.

A apuração começou às 15h45, mas os presidentes das escolas chegaram antes, assim como as torcidas. As maiores eram da Beija-flor, na arquibancada à esquerda e a Mangueira, que ficou do outro lado.

A Portela contava voltar ao sambódromo entre as campeãs, mas ficou em oitavo lugar, atrás do Acadêmicos do Salgueiro, outra agremiação que estava cotada como vencedora, e na frente da Imperatriz, que é recordista de campeonatos no sambódromo.

A Unidos do Porto da Pedra, que vai e vem entre o Grupo de Acesso A e o Especial, manteve-se entre as grandes pelo segundo ano consecutivo, ao obter o décimo lugar, na frente da Mocidade Independente de Padre Miguel, uma escola que já teve campeonatos, mas não vence desde a morte de seu patrono, Castor de Andrade, em 1998.

O Império Serrano caiu pela segunda vez, exatamente no ano em que completa 60 anos, embora tenha feito um desfile correto. A Estácio de Sá lhe fará companhia no Grupo de Acesso A pois ficou em 13º e último lugar. A São Clemente venceu o Acesso A e desfilará entre as grandes no ano que vem.