A grande novidade técnica da Copa Renault Clio para a temporada 2008 é a utilização do motor F4R de dois litros no lugar do K4M, unidade 1.6 litros que equipou o hatch que é a base da categoria tipo Turismo mais popular do automobilismo brasileiro. A exemplo do que aconteceu com os motores 1.6 16V, que foram retrabalhados pelos profissionais da Copa Renault Clio e, com isso, atingiram a potência máxima de 130 cv contra os 115 cv (5.750 rpm) abastecidos com álcool de motores normais de produção, sem nenhuma preparação, os novos propulsores 2.0 16V também são mais potentes. Na versão original de fábrica, o F4R conta com 138 cv atingidos em 5.500 rpm.

Com o retrabalho dos preparadores em alguns componentes mecânicos, eles certamente tiveram um ganho extra de potência de até 15 cv. A convite da Renault, o Autos e Cia. testou o carro no Autódromo de Curitiba durante o final de semana que aconteceu a primeira etapa do brasileiro de Copa Clio.  O novo motor a gasolina utiliza injeção eletrônica multiponto seqüencial. Sua capacidade é de exatos 1.998 cm³, distribuídos em quatro cilindros em linha — cada um com relação diâmetro x curso de 82,7 mm x92 mm. Com taxa de compressão de 9,8:1, o F4R chega a um torque máximo de 191 Nm (3750 rpm). O motor 2.0 16V é um propulsor reconhecido pelo seu elevado nível de desempenho e surpreendeu com as respostas rápidas.