
O Valhalla, é o novo superesportivo da Aston Martin, que traz motorização híbrida e visual que ostenta a tradicional elegância da marca inglesa. Além do estilo diferente em relação aos outros Aston, o novo Valhalla também é o primeiro superesportivo com motorização central-traseira da fabricante. Ele traz um V8 4.0 biturbo que gera 750 cv a altos 7.200 rpm graças ao uso de virabrequim plano, que é combinado a dois motores elétricos (um para cada eixo) para entregar 204 cv.
Assim, a potência combinada do superesportivo híbrido plug-in chega a 950 cv, enquanto o torque alcança a patada de colossais 101,97 kgfm de torque. Apesar de ter tração integral, o modelo descarrega sua força nas rodas traseiras e as prioriza na maior parte do tempo. O motor a combustão do superesportivo britânico tem coração alemão, pois ele usa o mesmo conjunto do Mercedes-AMG GT Black Series, que tem 730 cv. Mas evidentemente, o motor do Aston Martin passou por revisão e cada motor tem um ajuste específico de acordo com os padrões de sua montadora.
O Valhalla vem sempre equipado com câmbio automatizado de dupla embreagem de 8 marchas, que segundo a marca foi desenvolvido especificamente para a empresa para ser usado em carros híbridos de alto desempenho. Assim, o superesportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, enquanto a velocidade máxima declarada é de 330 km/h.
Há ainda um diferencial de deslizamento limitado eletrônico no eixo traseiro, além de um modo de ré totalmente elétrico que usa os dois motores elétricos, assim, o peso total do carro foi reduzido, pois a marcha a ré convencional foi dispensada.
E quando pensamos em um superesportivo híbrido, imaginamos que ele será desenvolvido totalmente focando em performance. E com o Valhalla não é diferente, apesar de no modo 100% elétrico ele usar apenas as rodas dianteiras e poder rodar por 15 quilômetros, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 km/h sem emitir qualquer ruído.
Feito com base em um monocoque, toda a carroceria do Valhalla foi esculpida em fibra de carbono pensada para favorecer a aerodinâmica, cujo projeto teve uma mão da divisão de Fórmula 1.
Aliás, os traços de carro de F-1 estão presentes na suspensão, que usa um sistema push-rod na dianteira (um sistema que usa molas e amortecedores montados na parte interna) e Multimatic na traseira.b Com peso a seco de 1.550 kg, o superesportivo é um peso pena, fora que seu sistema de aerodinâmica ativa é capaz de gerar até 600 kg de pressão aerodinâmica (downforce) a 241 km/h. Freios de carbono-cerâmica e suspensão ajustável, que tem inclusive o sistema de elevação da parte frontal para passar por lombadas, por exemplo, também estão presentes. vNa parte visual, destacam-se os faróis maiores que o do conceito AM-RB 003 e a grade dianteira mais parecida com a dos cupês da marca inglesa, como o Vantage e DB11. As rodas são de 20 polegadas na dianteira e de 21” na traseira, enquanto que o escapamento fica posicionado acima da tampa traseira do motor – como nos McLaren mais recentes. Infelizmente, a marca não divulgou fotos do interior, mas presumimos que seguirá o padrão nesses superesportivos, com cabine minimalista, bancos concha e console elevado. Apesar de ser quase impossível uma vinda deste modelo para o Brasil, a Aston Martin voltou para o país recentemente trazendo todos os modelos de seu portfólio. Portanto o Valhalla pode ser encomendado, mas o preço ainda não foi divulgado.