Cada vez mais os engenheiros mecânicos apresentam novas tecnologia capazes de fazer motores menores chegar a desempenho semelhante ou melhores de propulsores de maiores centimetragem cúbica, A Audi muda os motores 2.0 litros do A4 e A5 para um de 1.98 litros, mantendo o torque e uma pequena diferença na potencia de 10 cavalos a menos.
Sai o motor 2.0 TSFi e entra um motor 1.8 TSFi com 170 cv, mas o torque continua o mesmo, 320 Nm disponível entre 1.400 e 3.700 rpm, e ficou aproximadamente 20% mais econômico. Outra diferença é que o motor 2.0 era colocado no carro de forma transversal e o 1.8 fica longitudinal. Além da injeção direta FSI, o 1.8 turbo também utiliza injeção indireta MPI. A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial, reduzindo radicalmente o consumo e as emissões de partículas. Já o sistema de injeção direta é ativado na partida e quando o motor é solicitado mais fortemente, podendo executar até duas injeções por ciclo. Para otimizar ainda mais o fluxo de gases, o sistema de controle das válvulas ganhou mais liberdade de operação. Equipados com a transmissão Multitronic de oito velocidades, com o novo motor, o A4 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o A5 Sportback em 8,4 segundos. A velocidade máxima do novo A4 é 225 km/h, enquanto o novo A5 atinge 220 km/h. Nos dois modelos, a função start/stop, que desliga o motor quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o motorista libera o pedal do freio, contribui para a redução do consumo, principalmente nas grandes cidades, onde paradas sucessivas são parte do cotidiano no tráfego.
Sedã mais vendido da Audi no mundo, o A4 não perdeu vendas devido a chegada do A3 Sedan. Segundo executivos da marca, o A4 tem um público diferentesedã do A3 e entre 2013 e 2014, o modelo manteve o mesmo volume de vendas anual, acima de 800 unidades. Para a nova linha, a Audi do Brasil trouxe o A4 com opção de rodas aro 18 com design esportivo, sensor de chuva e crepuscular, volante com base aplanada (parecido com o do R8) e frisos brilhantes contornando os vidros. Outras novidades são o freio de estacionamento automático e o rádio MMI Plus com tela maior (de 7) e capacidade para armazenar 20 gb.
O principal atrativo do novo A5 é o sistema Audi Connect, que transforma a central multimídia do carro em um roteador de internet, além de habilitar funções online do veículo – é preciso instalar um chip de internet no veículo. É possível, por exemplo, utilizar o navegador do Google Earth com funções do Street View para visualizar a fachada do destino. Se não tiver internet, o modelo ainda conta com o sistema de GPS convencional.
Preços:
A4 Attraction 1.8 TFSI – R$ 138.990
A4 Ambiente 1.8 TFSI – R$ 147.990
A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI – R$ 152.990
A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI – R$ 155.990
A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI – R$ 167.990