Avaliamos o Volvo VC 60 D5 à diesel

Modelo é equipado com o motor diesel de 220 hp com tração AWD

Nilton Saciotti

Há quase 20 anos fazendo testes com automóveis tenho que admitir que ainda me dá um frio quando recebo uma ligação dizendo: Nilton tem um Volvo aí, quer avaliar. Não é apenas por ser apenas por se um carro premium. Mas por com cteza ter novidades tecnológicas principalmente em segurança. Felicidade maior quando disseram que eram dois à Diesel, o VC90 e XC60, uma responsabilidade de estar nesses dias andando em quase R$ 700.000,00.

Hoje vamos avaliar o utilitário esportivo XC60 – o modelo mais vendido da fabricante sueca no País – com a novidade do motor diesel na configuração D5. A robustez do propulsor – de 2,4 litros, turbodiesel e cinco cilindros – é também acompanhada de muita força. São 440 N.m de torque máximo alcançados entre 1.500 e 3.000 rpm. Esse moderno powertrain apresenta outro atributo, que é a economia de combustível, consome 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia. O XC60 diesel está equipado com sistema de tração integral AWD e com transmissão automática Geartronic de seis velocidades e paddle shift na coluna de direção, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica. Na linha 2017, o XC60 D5 é oferecido em duas versões de acabamento, Kinetic e Momentum. Banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18″ são alguns dos equipamentos de série. O sistema de entretenimento é igualmente completo, contando com display central com tela de 7″ e DVD player. O áudio de alta performance é reproduzido em 8 alto-falantes.

O XC60 prima pela segurança de seus ocupantes e oferece de série o City Safety, um sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. O modelo é também equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. O XC60 D5 se beneficia da tecnologia de última geração ao disponibilizar o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo.O Volvo On Call está integrado ao sistema Sensus Connect, uma solução completa de entretenimento e conectividade, que oferece serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros. O XC60 D5 é vendido na rede de concessionárias da marca no Brasil com os seguintes preços: R$ 219.950 na versão Kinetic e R$ 253.950 na Momentum. Mais detalhes, fotos e ficha técnica em tudoauto.com.br.