





A BMW traz para o Brasil as novas gerações de X5 e X6, fabricados em Spartanburg, nos Estados Unidos. No design, o novo X5 traz faróis mais finos e a tradicional grade em forma de duplo rim (que traz iluminação interna) foi reestilizada. Atrás, as lanternas foram redesenhadas e trazem um novo esquema de iluminação. Mesma coisa com o novo X6, que pode ser equipado com o pacote M Sport na versão equipada com o motor 3.0 de seis cilindros em linha.
O para-choque traseiro também foi redesenhado e ostenta novas ponteiras de escapamento em formato trapezoidal. A cabine dos dois SUVs inclui painel digital de 12,3 polegadas e uma tela tátil de 14,9 polegadas na central multimídia. Trata-se do mesmo conceito que estreou no SUV elétrico iX, e que aos poucos se estende ao restante da gama.
O X5 híbrido plug-in passou por melhorias. O motor a gasolina de 313 cv trabalha com o motor elétrico de 197 cv, entregando uma potência combinada de 489 cv – ou seja, 96 cv a mais frente a seu antecessor. O torque combinado é de 71,4 kgfm, resultando em um aumento de 10,2 kgfm em relação ao modelo anterior.
O motor elétrico utiliza um sistema de pré-engrenagem “para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho ainda mais esportivo”, segundo a BMW.
O SUV pode rodar até 79 km de acordo com o ciclo PBEV e 110 km no ciclo WLTP. Nas provas de desempenho, o X5 xDrive50e acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O X6 também tem novidades na motorização. A BMW diz que o propulsor “ganhou inovações no processo de combustão, troca de gases, controle de válvulas, sistema de injeção e ignição”. Tudo isso resultou em um aumento de 47 cv em relação ao modelo anterior, totalizando 381cv e 53 kgfm de torque máximo. Já o X6 M Competition mantém o 4.4 V8 biturbo com bancadas de admissão de fluxo cruzado. São 625 cv e 76,4 kgfm.
Na lista de equipamentos, ambos oferecem a Digital Key Plus, que destrava as portas e liga o motor por meio de uma função presente em modelos de smartphone compatíveis de Apple e Samsung.