tan 4
SUV elétrico eleva velocidade máxima para 190 km/h (Fotos: Divulgação)

O novo BYD Tan 2024 foi apresentado oficialmente no Brasil. Pouco mais de dois anos após sua ser lançado no país, o SUV elétrico de 7 lugares que foi o primeiro veículo de passeio da marca chinesa a ser vendido por aqui passou por uma reestilização com mudança no visual, nova suspensão, atualizações tecnológicas e bateria maior.

Em termos de visual, o Tan 2024 se destaca pelas mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro, que ficaram com aparência mais agressiva e também ajudam a melhorar a aerodinâmica. A grade frontal fechada também é totalmente nova e mais alinhada com os elétricos mais recentes da marca. Completam a mudanças os faróis full LED e lanternas redesenhados. Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o modelo atualizado é 10 centímetros mais longo que a versão anterior. Agora, há novas rodas de liga leve aro 22” com pneus 265/40 R22 (o modelo anterior usava um conjunto aro 21”). 

Mudança na parte mecânica é a adoção da suspensão semiativa DiSus-C, desenvolvida internamente pela própria BYD. Agora há opção de ajuste eletrônico dos amortecedores, deixando o carro no modo conforto ou esportivo. No interior, novos materiais de acabamento, quadro de instrumentos reconfigurado que agora mostra as informações do sistema de navegação, nova central multimídia com tela de 15,6” de maior resolução e um sistema operacional atualizado e compativel com Android Auto e Apple Car Play. 

O SUV elétrico também recebeu o sistema de áudio Dynaudio Performance, com 775W e 12 alto-falantes. Houve ainda melhoria do isolamento acústico e de vibrações e ruídos na cabine. O Tan 2024 está equipado com 7 airbags, freios Brembo, câmera de 360°, 15 sensores entre câmeras e radares que trabalham com o sistema ADAS, incluindo alerta de tráfego cruzado na traseira, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, HUD (Head Up Display), alerta de tráfego cruzado dianteiro), alerta de pontos cegos e saída de faixa, entre outros. 

Na motorização, o modelo segue com duas unidades elétricas que geram tração integral, 517 cv de potência e um torque de 71,4 kgfm – um aumento frente aos 69,3 kgfm do modelo anterior. Sua velocidade máxima agora é de 190 km/h. Por ter uma nova bateria, o carro aumentou de peso em 141 kg, o que o faz perder desempenho no 0 a 100 km/h, indo dos 4,6 segundos do modelo antigo para 4,9 segundos agora. Mais equipado, o BYD Tan 2024 também ficou um pouco mais caro e já está disponível nas concessionárias por R$ 536.800. O SUV elétrico vem carregador Walbox incluso.