C30 chega ao Brasil com qualidades nos acessórios e movimento

Carro da Volvo estréia com preços agressivos e visual chamativo

Carlos Guimarães - Agência Estado

Em sua estréia no segmento de hatches médios, a Volvo começa a trazer da Bélgica para o Brasil o C30, a preços agressivos, visual chamativo e uma gama mais ampla de acessórios e cores do que de costume. Apesar dessa decisão ousada, a meta de vendas do novo modelo no mercado brasileiro é bem modesta: 200 unidades em 2007 e 300 unidades em 2008. A versão 2.0 manual custa a partir de R$ 89.933, valor que sobe para R$ 113.900 no modelo 2.4 e que chega a R$ 133.900 no caso do topo de linha T5. Todas as versões estão disponíveis apenas com duas portas, ao contrário dos principais concorrentes, que contam com versões de quatro portas.

Apesar disso, o C30 mostra qualidades em movimento. Avaliado na versão 2.4, que deve representar 40% das vendas, segundo a previsão da Volvo, o hatch se saiu bem. O rodar silencioso e típico dos carros da marca não poderia faltar. Mas, quando provocado, o modelo intermediário é irreverente, responde com agilidade, principalmente quando o modo seqüencial do câmbio automático de cinco marchas é selecionado.

Primeiro porque, mesmo no limite de giro, as marchas não são trocadas sem mover a alavanca, o que ajuda a manter o carro sob o controle do motorista, principalmente em reduções antes de curvas. Além disso, com ajuda dos controles de estabilidade e tração, o C30 transmite segurança nas curvas. O volante é de três raios com os principais controles de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e do som – aliás, com oito alto-falantes. E os freios a disco nas quatro rodas com ABS transmitem segurança.

INSPIRAÇÃO – Segundo a Volvo, o C30 2.4 vai de 0 a 100 km/h em 8 8 segundos e atinge 215 km/h.Tudo nele é bem parecido com o sedã S40, menos a polêmica traseira, com tampa do porta-malas de vidro. Diz a Volvo que o desenho do carro foi inspirado nos tênis de corrida e nas botas de esquiar na neve. De qualquer maneira é diferente, com lanternas embutidas nas colunas feitas de uma única peça. Outra ousadia do carro fica por conta dos dois bancos individuais traseiros, que ficam mais centralizados para facilitar uma conversa entre os quatro ocupantes.

Mas o espaço para quem vai sentado atrás é apenas razoável no caso de quem tem em torno de 1,70 metro de altura. E o porta-malas não é dos maiores. Tem 364 litros de capacidade, conforme os dados divulgados pela Volvo.

FICHA TÉCNICA:
Motor: Cinco cilindros, 20 V
Cilindrada: 2,4 litros
Potência: 170 cv a 6.000 rpm
Torque: 23,5 mkgf a 4.400 rpm
0 a 100 Km/h: 8,8 segundos
Veloc. Máxima: 215 Km/h
Porta-malas: 365 litros
Tanque: 62 litros