O segmento de automóveis compactos tem a opção de um modelo com motor 1.6 Flex e câmbio automático seqüencial Tiptronic. Avaliamos o Peugeot 206 Automatic Flex, o modelo nacional mais barato do Brasil com esse tipo de transmissão. Será vendido por R$ 48,8 mil na versão hatchback, enquanto a station wagon custará R$ 53,9 mil.
Com tecnologia de última geração, a transmissão de quatro marchas traz um sistema eletrônico que se adapta permanentemente ao estilo de direção do motorista, oferecendo três programas de condução: drive, esportiva e antipatinação.
Em todos os casos, o gerenciamento eletrônico do sistema busca sempre o máximo desempenho com o menor consumo de combustível. Para aqueles que não dispensam a troca de marchas, o modo seqüencial Tiptronic é o ideal, assegura a montadora. Com a alavanca deslocada para a esquerda do console, o motorista tem a vantagem de avançar ou reduzir as marchas dando leves toques.
A troca para drive e vice-versa pode ser feita em qualquer momento com o veículo em movimento. Outro benefício dessa caixa está em sua baixa manutenção. Além de o software impedir o engate de marchas em regimes de giro inadequados, o sistema trabalha com um lubrificante específico, que dispensa a troca do óleo, contribuindo, assim, para o bom funcionamento da transmissão.
O Peugeot 206 Automatic Flex recebeu um novo painel de instrumentos. De fundo preto e com bordas que remetem ao alumínio, ganhou um quadro indicativo para a marcha do câmbio seqüencial, deslocando o marcador de temperatura para o velocímetro.