Ami pode ser conduzido por jovens de 16 anos na Europa (Foto Media.Stellantis)

A Citroën já exibiu no Brasil uma primeira unidade do seu Citroën Ami que deverá ser vendido no país. O Ami foi lançado na França em 2020. Por lá, inclusive, o modelo pode ser dirigido por jovens de 14 anos, mesmo sem carteira de habilitação – em outros países da Europa, motoristas com 16 anos estão autorizados a assumir o volante. Muitíssimo bem sucedido, não é exatamente um automóvel, mas um microcarro elétrico de apenas dois lugares e com potência de apenas 8 cv. Com apenas 485 quilos, o Ami tem uma bateria de 5,5 kWh que entrega autonomia de até 80 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP. A recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220 volts e leva apenas três horas para ser concluída. O cabo de recarga fica no próprio carro, como se fosse um eletrodoméstico.

Ele custa, na Europa, cerca de R$ 40 mil e em alguns países seu motor elétrico é comparável a uma combustão com menos de 50 cm³. Dessa forma ele é enquadrado como quadriciclo. O Ami tem uma lista de equipamentos de série bastante modesta. Não há ar-condicionado, direção elétrica nem central multimídia. O acabamento tem bastante plástico e as portas se abrem em sentidos opostos por serem a mesma peça – o que muda é apenas o ponto de fixação de cada uma delas. Ele poderia ser importado para o Brasil custando cerca de R$ 70 mil. O veículo ainda não foi homologado para andar nas ruas nacionais.