Citroën C4 Pallas Flex 2010

Nilton Saciotti

Sem grandes mudanças, a Citroën renovou linha 2010 do C4 Pallas. O modelo lançado em 2007 no mercado brasileiro continua com a mesma aparência. A equipe de Carro avaliou a versão  mais completa da linha a Exclusive com Pack Tecnologique, que é oferecida a partir de R$ 59.000 na versão GLX, preço bastante competitivo frente aos outros concorrentes. Internamente, a grande mudança foi a perda do conta-giros em formato de arco que havia sobre o volante e que por vezes chegava a incomodar na visão dos motoristas.
Na linha 2010, o conta-giros foi integrado ao painel digital translúcido e central que fica alojado no centro do painel, mudança que deu ao painel um visual mais limpo que o dos exemplares da linha 2009. Sem dúvida, um dos grandes atrativos do C4 Pallas continua sendo seu interior.

Os 4,77 metros de comprimento, 2,71m de entre-eixos e 1,77m de largura do Pallas, fazem dele um carro extremamente confortável e com bom espaço interno, inclusive para as pernas dos mais altos que vão no banco de trás do veículo. Os bancos de couro seguram o motorista no lugar, são confortáveis e ainda contam com ajuste elétrico no assento do condutor.
O porta-malas tem 580 litros de capacidade e acomoda perfeitamente a bagagem de quatro adultos, além de contar com rede para prender objetos menores. Embaixo do capô o C4 Pallas guarda um propulsor de 2.0 litros Flex de 16 válvulas, que desenvolve 151 cavalos a 6.000 rpm e 21,6 kgfm de torque a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv também a 6.000 rpm e 20,3 kgfm de torque aos mesmos 4.000 rpm, quando abastecido com gasolina.

 O  modelo vem associado a um câmbio automático de quatro marchas, que privilegia o comprador com o perfil do carro, conservador e que não exige esportividade do modelo, mas se o motorista desejar um pouco mais de esportividade na tocada, a grande jogada está na possibilidade de troca manual das marchas através da alavanca de câmbio no modo sequencial.
A parte mecânica do C4 Pallas também continua inalterada, com construção no eixo dianteiro do estilo McPherson e na traseira com braços estendidos e travessa deformável. No final das contas, não há muitas mudanças no C4 Pallas que continua a ser um carro confortável, equipado com um bom motor, mas que poderia ter um câmbio automático mais moderno e com mais marchas. O espaço interno é bom e o conforto é item de série para toda a família a bordo do veículo.