Tesla Cybertruck chega mais cara que o previsto

Picape elétrica começa a ser vendida nos EUA a partir de US$ 60.990

Nilton Saciotti
tesla-cybertruck-01.jpg__2560.0x1601.0_q85_subsampling-2

Tesla Cybertruck: mais rápida do que um carro esportivo (Divulgação)

A Tesla lançou a Cybertruck nos Estados Unidos. A badalada picape elétrica estreia com preços a partir de US$ 60.990 – ou mais de 50% acima do valor informado pelo CEO, Elon Musk, em 2019. Os valores podem chegar a US$ 99.990 no mercado norte-americano. Musk ressaltou que a Cybertruck é “mais útil do que uma picape” e “mais rápida do que um carro esportivo”. Musk não revelou os preços da picape durante sua apresentação, mas os valores logo foram divulgados no site da Tesla.

A versão mais barata com tração traseira parte de US$ 61 mil e será vendida a partir de 2025. A configuração mais potente será chamada de Cyberbeast e também começa a ser disponibilizada no ano que vem.

Equipada com tração integral, ela vai partir de US$ 80 mil. As primeiras unidades foram entregues pelo próprio CEO da Tesla em um evento realizado em Austin, no Texas. “Finalmente, o futuro terá a cara do futuro”, disse Musk, enquanto exibia um vídeo de uma Cybertruck puxando um Porsche 911 ao mesmo tempo em que vencia outro 911 em uma corrida de arrancada. Segundo o executivo, o design exótico da Cybertruck, que tem carroceria feita de aço inoxidável brilhante, é parcialmente inspirado no Lotus Esprit submarino que estrelou o filme “007 O Espião Que Me Amava”, de 1977. Essas linhas incomuns acabaram tornando a produção mais complexa e custosa.

Em 2019, quando a Tesla anunciou que a Cybertruck custaria US$ 40 mil, mais de um milhão de clientes realizaram um depósito no valor de US$ 100 para garantir seu veículo. Agora, quem quiser adquirir uma picape precisa realizar um pré-pagamento de US$ 250.

A autonomia também mudou. A Cybertruck roda até 547 km (ou 300 milhas) e pode vir com um extensor de autonomia que permite alcance de até 756 km. Três anos atrás, o próprio Musk havia dito que o veículo conseguiria rodar mais de 800 km sem necessidade de recarga. Só que nem tudo involuiu em relação à primeira apresentação da Cybertruck, quatro anos atrás. Naquela ocasião, o evento ganhou repercussão negativa quando o chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, arremessou uma bola de metal contra um dos vidros da picape, que supostamente seria inquebrável. Resultado: a janela se estilhaçou completamente. Desta vez, Franz repetiu o ato, só que com uma bola de beisebol – que atingiu o vidro, sem quebrá-lo.