Easy 110 pega sempre ‘de estalo’

Motos chinesas se destacam sempre pela grande quantidade de equipamentos

Mário Curcio - Agência Estado

São Paulo, 04 (AE) – Motos chinesas se destacam sempre pela grande quantidade de equipamentos. Partida elétrica, freio a disco e marcador de gasolina são itens comuns. E o preço normalmente é acessível. Na Miza Easy 110, à venda por R$ 3.990 (o mesmo valor sugerido pela Honda para a Pop 100), também chama a atenção o funcionamento do motor. Pega sempre “de estalo”, vibra pouco, tem boa força em baixas rotações e consumo de gasolina compatível com a categoria.

Entre os pontos negativos está a dureza da suspensão traseira. Embora haja dois ajustes (com e sem garupa), é sempre firme demais.O resultado disso são impactos quando se passa em emendas de ponte ou de asfalto e ruídos de peças soltas (vindos da lanterna traseira especialmente). Um dos encaixes da rabeta até se soltou.

Faz falta na Easy um porta-capacete sob o banco, item que consagrou a Honda Biz e obrigou outras fabricantes a rever as motonetas que produziam: a Sundown Web foi toda reestilizada e a antiga Yamaha Crypton 105 deu lugar à Neo AT 115.

DESEMPENHO – Com motor de 110 cm³, a Easy encara bem o trânsito da cidade, mesmo que piloto e bagagem somem cerca de 80 quilos. A motoneta arranca bem nos semáforos e acompanha o ritmo dos carros até na pista expressa das Marginais Pinheiros e Tietê.

A velocidade máxima da Easy está em torno de 100 km/h. O consumo medido em uso misto, cidade-estrada, foi de 40,8 km/l. O câmbio semi-automático de quatro marchas tem engates um pouco duros, especialmente depois que o motor está aquecido. Os freios são bons. O dianteiro usa disco ventilado e acionamento hidráulico. O traseiro é a tambor, mas também eficiente. O farol da Easy tem facho bem definido em luz alta ou baixa. Seu refletor é duplo e usa lâmpadas halógenas.

INSTRUMENTOS – No que se refere ao painel, a Miza Easy está bem servida. Um alerta luminoso pisca quando algum celular toca perto. A motoneta também traz conta-giros e indicador de marcha engatada, formado por quatro lâmpadas.

Algumas falhas comprometem sua leitura. A iluminação de fundo é mal distribuída. A base dos instrumentos fica escura à noite. O marcador de combustível, com leds em vez de ponteiro, não deixa ver a quantidade de gasolina à luz do dia.

Ficha técnica

MIZA EASY 110

Preço sugerido – R$ 3.990

Motor – Um cilindro, OHC

Câmbio (4 mar.) – Semi-automático

Potência – 7,5 cv/8.000 rpm

Torque – 0,83 mkgf/5.500

Tanque – 4 litros

Consumo – 40,8 km/l

Informações: (11) 3879-6976