Deixar o francês Panhard Levoussier, de 1912, novinho em folha, mas sem perder o charme ganho pelo passar de pouco mais de um século. Essa é a missão dos 23 funcionários do Phoenix Studio, especializado no restauro de carros clássicos. É um trabalho que pode levar de um a dois anos, uma vez que temos de mandar confeccionar as peças, conta o proprietário da empresa Marcus Conte, um colecionador de carros antigos que há 15 anos viu uma oportunidade de transformar o hobby em um próspero negócio.
Apesar de não querer citar cifras, Conte revela que este nicho de atuação se tornou lucrativo a partir da liberação da importação de carros antigos, ocorrida há 15 anos. É um hobby bastante caro e que exige bastante paciência e dedicação, afirma. Mas que tem as suas compensações, ressalta citando as premiações recebidas pelo trabalho de restauro.  Grande parte dos cliente do Phoenix são de São Paulo.
Para entregar ao mercado um carro clássico restaurado, o empresário conta com uma rede de fornecedores bastante peculiar. Ele cita exemplos de automóveis das décadas de 1910 e 1920, cuja estruturas eram feitas de madeira posteriormente revestidas com chapas de ferro. Em situações como essas precisamos recorrer a marceneiros navais para confeccionar as peças para depois fazer o revestimento com as chapas de ferro e dar prosseguimento ao processe de restauro, conta.

Entre as raridades nas quais a equipe trabalhou, Conte cita os veículos premiados, em junho deste ano, no 18º Encontro Nacional de Automóveis Antigos, ocorrido na cidade mineira de Araxá. Um dos modelos premiados foi o Bugatti modelo 57 Stelvio-Gangloff de 1938 que levou o prêmio Best of Show (Troféu Roberto Lee). Conte revela que o veículo foi todo recromado (inclusive desmontagem e montagem das rodas) na Phoenix Studio.
A Ferrari Barchetta 225 S 1952 foi outro carro premiado em Araxá. A empresa tratou de toda a negociação da restauração realizada dentro das oficinas de restauração na fábrica da Ferrari, em Maranello, Itália. Depois de pronto, o veiculo foi reimportado pela Phoenix Studio e entregue ao seu proprietário no Brasil.
O Rolls Royce 1953 que pertenceu a Presidência da República foi completamente desmontado e revitalizado na Phoenix Studio considerando cromagem, madeiras e retoques de pintura. O Packard 1933 V-12 com carroceria Dietrich, também foi todo desmontado e revitalizado com cromagem total inclusive das rodas, reenvernizamento da pintura e detalhamento de carroceria.