Caso o marcador de combustível não aponte a quantidade correta de líquido no tanque, o motorista corre o risco de ficar a pé e até tomar multa. A chamada pane seca está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, é considerada infração média e sujeita o condutor a ter de pagar R$ 85,13 e a somar quatro pontos na CNH.
Para descobrir onde está problema, na maioria dos casos o técnico tem de levantar o banco traseiro, remover a tampa da bóia, desplugar o chicote do sensor e soltar a bomba de combustível. Especialistas garantem que raramente o dano é no marcador do painel. A falha mais comum é no sensor do nível.
O reparo leva em média uma hora para ser feito. Segundo Roberto Totoli, proprietário de uma oficina do centro especializada em painéis para veículos, a principal causa desse tipo de defeito são impurezas no combustível. “Adaptações e instalação de painéis esportivos também podem desregular o sistema. Aí, a solução é refazer a regulagem ou trocar a bóia do tanque.”
A bóia custa entre R$ 70 (para carros nacionais) e R$ 120 (importados) e são cobrados mais R$ 50 pela mão-de-obra. “Para alguns importados, como o Citroën Xsara, por exemplo, é vendida apenas a bomba de combustível completa, que pode chegar a R$ 2 mil”, diz Totoli.
Alexandre José Cabral, técnico de Instrumentação Automotiva, diz que a variação de preços também ocorre porque em importados de Peugeot, Renault e Citroën, por exemplo, é preciso retirar o tanque de combustível para chegar até a bóia. “Nesses casos, cobramos em média R$ 370. Para carros nacionais, o mesmo serviço sai por cerca de R$ 130 já com o valor da mão-de-obra incluído”, conta.