

Os controladores da Fiat/Stellantis anunciaram que venderam a parte de caminhões do Grupo, a Iveco, em uma negociação de US$ 6,3 bilhões. A parte de caminhões comerciais foi vendida para o Grupo Indiano Tata Motors.
Leia mais
A Iveco Defence foi incorporada à estatal italiana Leonardo. A área de caminhões começou na fábrica Mirafiore de Turim, em 1903. O primeiro modelo comercial produzido foi o Fiat 24 HP.
A princípio, a empresa tem forte presença em programas da OTAN e da União Europeia, e emprega 50 mil pessoas em países como Itália, Reino Unido, Polônia, Israel e Estados Unidos. Os novos investimentos serão feitos em 3 áreas . Fazendas de servidores do Vale do Silício, empresas de alta costura e laboratórios de biotecnologia de ponta.
John Elkann, aos 49 anos decidiu que a Fiat deve investir nestas áreas, mais rentáveis. Com estas transações a holding da família lucrou US$ 1,74 bilhões. Este valor acrescido dos US 2,2 bilhões que a holding tem em caixa, alimentarão o grupo para novos investimentos.
Geely Holding assumirá o controle das marcas Zeekr e Lynk & Co
A Geely Holding, um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, tem realizado movimentos estratégicos para fortalecer seu portfólio. Recentemente surgiu a informação de que a Geely assumirá o controle das marcas Zeekr e Lynk & Co. O que está alinhada com a estratégia da empresa de consolidar suas operações.
O que se sabe sobre essa reestruturação
Zeekr e Lynk & Co. sob um mesmo guarda-chuva: Em vez de as marcas competirem entre si, a Geely está unificando o controle para evitar a sobreposição de produtos e maximizar sinergias. Isso permite uma colaboração mais estreita no desenvolvimento de tecnologia, produção e operações, com o objetivo de aumentar as vendas combinadas.
A Geely já era a principal acionista em ambas as marcas. O que está acontecendo agora é a consolidação total do controle acionário, o que significa que as decisões estratégicas serão tomadas de forma mais unificada e eficiente.
Com a Zeekr, focada em veículos elétricos premium, e a Lynk & Co., que surgiu em parceria com a Volvo e tem como foco a mobilidade urbana e a eletrificação, a Geely cria uma “pirâmide de valor” de marcas que se complementam, atendendo a diferentes segmentos de mercado.
Parte dessa estratégia envolveu a proposta de retirar a Zeekr da Bolsa de Nova York (NYSE) para tornar a empresa privada novamente. A Geely acredita que essa medida facilitará a tomada de decisões de longo prazo, reduzirá custos e eliminará redundâncias.
Em resumo, a Geely não está apenas adquirindo marcas, mas sim reorganizando seu vasto império para ser mais eficiente e competitivo, especialmente no mercado de veículos elétricos. Essa estratégia reforça a posição da empresa como uma força global, com um portfólio que inclui nomes como Volvo, Polestar, Lotus e Smart, além das próprias marcas Geely e das agora consolidadas Zeekr e Lynk & Co.