Fiat vende Iveco para diversificar

Jaroslav Sussland
iveco

Fiat vende a Iveco. (Divulgação)

Jaroslav-Sussland-vale-1-1024×172-1-1-2

Juntamente com sua família decidiu investir em outros setores. Os controladores da Fiat/Stellantis anunciaram que venderam a parte de caminhões do Grupo,a Iveco, em uma negociação de US$ 6,3 bilhões.

A parte de caminhões comerciais foi vendida para o Grupo Indiano Tata Motors. A Iveco Defence foi incorporada à estatal italiana Leonardo.

A área de caminhões começou na fábrica Mirafiore de Turim, em 1903. O primeiro modelo comercial produzido foi o Fiat 24 HP.

A princípio, a empresa tem forte presença em programas da OTAN e da União Europeia, e emprega 50 mil pessoas em países como Itália, Reino Unido, Polônia, Israel e Estados Unidos.

Os novos investimentos serão feitos em 3 áreas . Fazendas de servidores do Vale do Silício, empresas de alta costura e laboratórios de biotecnologia de ponta.

John Elkann, aos 49 anos decidiu que a Fiat deve investir nestas áreas, mais rentáveis. Com estas transações a holding da família lucrou US$ 1,74 bilhões

Este valor acrescido dos US 2,2 bilhões que a holding tem em caixa, alimentarão o grupo para novos investimentos.

Geely Holding assumirá controle das marcas Zeekr e Lynk & Co

A Geely Holding, um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, tem realizado movimentos estratégicos para fortalecer seu portfólio. Recentemente surgiu a informação de que a Geely assumirá o controle das marcas Zeekr e Lynk & Co. O que está alinhada com a estratégia da empresa de consolidar suas operações.

Zeekr e Lynk & Co. sob um mesmo guarda-chuva: Em vez de as marcas competirem entre si, a Geely está unificando o controle para evitar a sobreposição de produtos e maximizar sinergias. Isso permite uma colaboração mais estreita no desenvolvimento de tecnologia, produção e operações, com o objetivo de aumentar as vendas combinadas.

A Geely já era a principal acionista em ambas as marcas. O que está acontecendo agora é a consolidação total do controle acionário, o que significa que as decisões estratégicas serão tomadas de forma mais unificada e eficiente.

Com a Zeekr, focada em veículos elétricos premium, e a Lynk & Co., que surgiu em parceria com a Volvo e tem como foco a mobilidade urbana e a eletrificação, a Geely cria uma “pirâmide de valor” de marcas que se complementam, atendendo a diferentes segmentos de mercado.

Parte dessa estratégia envolveu a proposta de retirar a Zeekr da Bolsa de Nova York (NYSE) para tornar a empresa privada novamente. A Geely acredita que essa medida facilitará a tomada de decisões de longo prazo, reduzirá custos e eliminará redundâncias.

Em resumo, a Geely não está apenas adquirindo marcas, mas sim reorganizando seu vasto império para ser mais eficiente e competitivo, especialmente no mercado de veículos elétricos. Essa estratégia reforça a posição da empresa como uma força global, com um portfólio que inclui nomes como Volvo, Polestar, Lotus e Smart, além das próprias marcas Geely e das agora consolidadas Zeekr e Lynk & Co.

Além do Nissan Kicks novo será lançado o Nissan Kait

O novo Nissan Kicks acabou de chegar mas a marca prepara para 2026 o Nissan Kait. O Kait será uma renovação baseada no Kicks Play,que foi o primeiro modelo desta família de SUVs.

Ainda não há uma confirmação de nome mas o modelo já foi registrado nos órgãos oficiais. O objetivo é maximizar lucros em Rezende no Estado do Rio de Janeiro fabricando 2 modelos de carros e o motor 1.0 turbo.

Nissan pretende ter um SUV mais barato na faixa de R$ 100 mil a R$ 150 mil. Assim a Nissan poderá competir com os SUVs VW Tera, Fiat Pulse e Chevrolet Onix.

Recente flagra confirma que o Kait deverá apresentar parte da construção do Kicks Play com lanternas e faróis renovados.

Internamente haverá quadro de instrumentos digital e central multimídia renovada. A previsão é a manutenção do motor 1,6 aspirado de 113 cv,câmbio  CVT ou utilização do motor 1.0 turbo de 125 cv.

O modelo também deverá ser exportado para 20 países das Américas.

CEO da Ford anuncia plataforma elétrica mais acessível

O CEO da Ford Jim Farley, preocupado com o crescimento das marcas chinesas, anunciou o lançamento da plataforma elétrica com preços reduzidos. Durante o Aspen Ideas Festival 2025, Farley disse que especialmente a BYD e a Geely merecem ser observadas.

Ele declarou que em 2024 fez 7 viagens à China para estudar a evolução das marcas chinesas. Farley destacou a eficiência das baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) que tem qualidade e é produzido domesticamente.

Em 11 de agosto, a Ford apresentou em Kentucky a nova plataforma de seus carros elétricos.

Chamou este evento de “Momento Modelo T”. O objetivo é fazer carros de ponta compactos e acessíveis financeiramente.

Com a nova arquitetura a Ford pretende recuperar espaço no mercado brocado o avanço das fabricantes chinesas.