As versões topo de linha XLT e Limited: a dianteira dos novos modelos traz a identidade visual da F-150 e Maverick (Media Ford)

A nova geração da Ranger estreia em duas versões de acabamento e com o inédito motor 3.0 V6 turbodiesel e deu um grande salto em design muito diferente de sua predecessora. A dianteira traz a identidade visual da F-150 e Maverick, com uma barra horizontal que ostenta o tradicional oval azul e os faróis nas extremidades.

Atrás, uma engenhosa solução surge nos degraus embutidos nas laterais do para-choque traseiro. Bastante moderna, a cabine pode vir com painel digital de oito ou 12 polegadas e uma central multimídia com tela tátil de 10 ou 12 polegadas.

A nova Ranger tem 5,37 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,91 metro de altura e 3,27 metros de distância entre eixos.  A capacidade de carga vai de 1.020 kg a 1.086 kg, enquanto a capacidade de reboque é de até 3,1 toneladas. A Ranger traz duas novas motorizações. As versões de entrada são movidas por um 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm, que pode vir com câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas.

A fabricante afirma que a picape faz 8,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. As versões mais equipadas vêm com um 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv e 61,1 kgfm, associado à transmissão manual de 10 marchas que equipa a F-150, com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em 9,2 segundos. Medições do Inmetro apontam médias de consumo de 7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. A picape possui seis modos de condução, sendo que alguns atuam em conjunto com o sistema de tração nas quatro rodas com reduzida e caixa de transferência eletrônica. A experiência fora do asfalto é ajudada pelos bons ângulos de ataque (30°) e de saída (26°), além do ângulo de transposição de 22°.

A capacidade de imersão de 800 mm segue sendo a melhor entre as picapes médias. Na versão Limited, a Ranger traz um bom pacote de assistências à condução. Há alerta de colisão frontal com reconhecimento de pedestres e ciclistas, frenagem autônoma de emergência, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, assistente de permanência em faixa de rolamento, reconhecimento de placas de trânsito, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado e sensor de pontos cegos.pas, controles de estabilidade e de tração e rodas de 18 polegadas (aro 19 na R/T).