Após dois anos de investimentos em intervenções tecnológicas, a FPT – Powertrain Technologies inaugura a mais moderna unidade produtora de motores midsize da América Latina. A fábrica, localizada em Campo Largo (PR), na região metropolitana de Curitiba, será responsável pela fabricação da família de propulsores E.torQ, nas versões 1.6l 16v e 1.8l 16v, flex e a gasolina.
A produção da FPT Campo Largo teve início em fevereiro, com capacidade inicial de 330 mil motores por ano, com previsão de chegar a 400 mil em 2012. A inauguração é o desfecho da aquisição da Tritec Motors — ex-fornecedora de motores para veículos como o Chrysler PT Cruiser e o BMW Mini Cooper — pela FPT, em março de 2008. Desde então, a multinacional italiana realizou investimentos que somam R$ 250 milhões para tornar a fábrica ainda mais moderna, alcançando um patamar de excelência em produtos e processos.

 Atualmente, a fábrica possui 350 colaboradores. Quando atingir a plena capacidade, terá um total de 500 funcionários diretos, além de gerar aproximadamente 1.500 empregos indiretos. A fábrica conta com quatro linhas de usinagem, para bloco, virabrequim, biela e cabeçote, com um total de 54 máquinas.
Um dos seus principais diferenciais é a automação no abastecimento de usinados à linha de montagem via gantries (abastecimento aéreo). A tecnologia permite, por exemplo, que a unidade opere sem empilhadeiras para abastecimento de materiais no processo produtivo — o chamado sistema fork lift free. A FPT Campo Largo está localizada em uma área de 1.300.000 m², sendo 50 mil deles de área construída. Se por um lado o número reflete a capacidade para eventuais expansões futuras, por outro mostra a grande área verde preservada pela empresa — incluindo fauna e flora ricas e duas nascentes d’água. Cerca de 50% da área total é de preservação ambiental.