



O novo Grand Cherokee 4xe, desembarca no Brasil em versão única híbrida 4xe mas com preço alto de R$ 569.990. Serão apenas 150 carros e se esgotará rapidamente. A quarta geração do Grand Cherokee foi lançada nos Estados Unidos em 2021. Adota a identidade visual com faróis e lanternas bem afilados, mostrando de onde veio a inspiração dos designers brasileiros para o Commander.
Os apliques nas colunas traseiras, por exemplo, são praticamente idênticos nos dois modelos. O Grand Cherokee, porém, é bem maior e mais imponente. São 4,91 metros de comprimento (14 cm a mais do que o Commander), 1,96 metro de altura, 1,79 metro de largura e distância entre-eixos de 2,96 metros. O ângulo de entrada é de 25,7º, enquanto o ângulo de saída é de 26,6º.
Já a altura livre em relação ao solo é de 21,4 cm. A cabine traz muitas telas: a da central multimídia tem 10,1 polegadas, no painel de instrumentos são 10,25” e o head up display tem 10”.
O SUV pode vir ainda com uma quarta tela à frente do banco do passageiro, que pode acessar os menus de música e navegação. O sistema de som da Alpine usa oito alto-falantes e um amplificador de 506 watts, além da função de cancelamento de ruído. A extensa lista de itens de série inclui oito airbags, partida remota do motor, banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista, vidros acústicos, bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante e ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, e ainda freio de estacionamento elétrico, abertura do carro e partida do motor por chave presencial, retrovisor interno eletrocromico e digital, carregador de celular por indução, oito entradas USB, retrovisores eleìtricos com memoìria, porta-malas com abertura elétrica, entre outros. Já o pacote de assistências à condução traz alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência com identificação de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo, farol alto inteligente, sensor de pontos cegos, assistente de permanência em faixa de rolamento com centralização de faixa, alerta de tráfego cruzado, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de velocidade em subidas e descidas, sensor de pressão dos pneus e câmera com imagens em 360 graus e função off-road.
O Grand Cherokee 4xe tem o motor 2.0 turbo da família Hurricane 4, de 272 cv e 40 kgfm de torque máximo. Combinado a ele estão dois motores elétricos (um instalado em cada eixo), que entregam 33 kW (45 cv) e 5,4 kgfm e 100 kW (136 cv) e 27 kgfm. A potência combinada é de 380 cv, enquanto o torque máximo combinado é de 64,9 kgfm.
O SUV híbrido plug-in pode rodar até 29 km no modo puramente elétrico. Existem outros dois modos de condução: o e-Save “trava” o uso da bateria para poupar a carga e o Hybrid permite o uso normal do motor a combustão e dos dois motores elétricos. O consumo combinado é de 19,3 km/l na cidade e 19,3 km/l na estrada, de acordo com medições do PBEV, do Inmetro.