
O SUVzão de sete lugares traz motorização turbodiesel (emprestada da Poer P30), tamanho de Land Rover Defender e bastante tecnologia embarcada. O preço, como não podia ser diferente num carro chinês, é atraente R$ 319 mil. O H9 é o maior SUV de sete lugares do segmento.
Tem 4,95 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,93 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,85 m. Ele também leva a melhor nos ângulos de ataque e de saída, que são de 31º e 25º, respectivamente. A capacidade de imersão (ou seja, quanto de água o veículo pode trafegar) é a maior entre os rivais, com 800 milímetros. A GWM oferecerá garantia de 10 anos.
O Haval H9 tem um design “quadradão” que nunca saiu de moda entre os SUVs de luxo. Mercedes-Benz Classe G e Defender 110 estão entre bons exemplos. Ambos parecem ter inspirado os designers da GWM em elementos como o desenho das colunas e das lanternas. No fim das contas, o resultado é agradável, especialmente na cor de lançamento Grafite Zenith. A cabine tem personalidade própria, embora seja compartilhada com a Poer P30.
O acabamento é de ótima qualidade e o visual é requintado. O quadro de instrumentos tem 10,25 polegadas e a central multimídia tem tela de 14,6 polegadas. Os bancos são revestidos em couro sintético e têm regulagens elétricas na primeira fileira. A GWM ressaltou que o Haval H9 é um carro de sete lugares para sete adultos.
É verdade, desde que a segunda fileira de bancos (que corre sobre trilhos) seja avançada para a frente. Caso os bancos estejam completamente recuados, sobra pouco espaço para as pernas – como acontece nos concorrentes. O porta-malas acomoda 88 litros com os sete lugares em uso. A capacidade pula para 791 litros com os bancos extras rebatidos e chega aos 1580 litros se as duas fileiras não estiverem em uso. Curiosamente, o suporte do estepe na tampa traseira foi substituído por uma caixa porta-objetos que leva até 10 quilos. O pneu sobressalente está fixado debaixo do veículo – e do lado de fora.
O motor 2.4 turbodiesel é compartilhado com a Poer P30. Entrega os mesmos 184 cv e 48,9 kgfm, associado ao câmbio automático de 9 marchas.
A GWM informa aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e velocidade máxima de 170 km/h. As médias de consumo aferidas pelo Inmetro são de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. O H9 tem tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial central e traseiro. Ele também vem com o Tank Turn, um prático sistema que freia as rodas traseiras para reduzir o raio de giro. Esse recurso estreou no Tank 300 e é acionado por um botão no console central.