Kardian, novo SUV da Renault, chega em abril de 2024

Será vendido em quatro versões e pode ser oferecido com duas opções de motorizações

Nilton Saciotti
files__image_26d435a2-52ea-4725-80cb-da9940df270d

Kardian: novo SUV Urbano da Renault feito em São José ds Pinhais Fotos media.stellantis

A Renault realizou a apresentação global do Kardian, mas quem gostou do SUV compacto, terá que esperar bastante pois sua estreia oficial apenas em 2024. O novo SUV da Renault tem 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura.

A distância entre-eixos é de 2,60 metros e o porta-malas tem capacidade volumétrica de bons 410 litros. Já os ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°, respectivamente. Entre as novidades está o conjunto óptico em LED dividido em duas partes, com as luzes de iluminação diurna na parte superior.

O Kardian é o primeiro modelo produzido pela Renault fora da Europa a ostentar a nova identidade visual da marca, que estampa o SUV compacto. Atrás, as lanternas possuem refletores em formato de “C”. A cabine tem um nível de sofisticação e modernidade até então inéditos na gama Renault no Brasil.

Destaque para o painel digital com tela de sete polegadas, que combina com a central multimídia com tela tátil de oito polegadas (bem menor do que algumas telas de 10 polegadas presentes na concorrência) e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios. O console central elevado possui um porta-objetos com capacidade para oito litros, que integra apoio de braço e quatro entradas USB – duas na frente e outras duas atrás. Há também um espaço dedicado ao carregamento de smartphone por indução.

A alavanca do câmbio é do tipo “joystick”, ou seja, sem uma grade com posições, enquanto o freio de estacionamento é elétrico. O SUV compacto será o primeiro carro da Renault fabricado no Brasil a contar com um pacote de assistências à condução (ADAS). Entre os itens há piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de distância segura, sensor de pontos cegos, câmera com visão em 360 graus e assistente de partida em rampas.

O Kardian sai de fábrica com seis airbags e controles de estabilidade e de tração. O motor do Kardian é um 1.0 turbo de três cilindros, que também começa a ser produzido no Brasil. Ele entrega até 125 cv e 22,4 kgfm quando abastecido com etanol, e é associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Existe a opção de trocas sequenciais realizadas por paddle shifts atrás do volante. Quanto ao preço, a Renault não divulgaria agora o preço de um carro que levará 6 meses para a venda, então é aguardar.