Divulgação – Mercedes-Benz Vision EQXX: design futurista do novo modelo elétrico

A Mercedes-Benz apresentou conceitualmente o Vision EQXX, seu novo modelo que promete ser o mais eficiente do mercado de carros elétricos.
O veículo pode rodar até 1.000 quilômetros (km) com uma única carga em sua bateria.
Ou seja, o consumo é de 10 quilowatts-hora (kWh) a cada 100 km Porém, é válido ressaltar que essa eficiência se baseia em recursos que privilegiam a estrada à cidade, onde é sabido que o consumo de energia para um veículo rodar é menor.
Nos testes o modelo rodou de Berlim à Paris, a distância de 1.000 quilômetros com uma carga de bateria. Como comparação, o Tesla Model 60 consome atualmente 18,1 kWh a cada 100 km.
Antes de ir para o mercado, o protótipo Vision EQXX será testado em bom dimeses, o novo carro elétrico da companhia demandou o desenvolvimento de uma nova bateria, que segundo a Mercedes, tem densidade energética próxima a 400 watts-hora por litro. “A bateria tem quase a mesma quantidade de energia do EQS, mas tem metade do tamanho e é 30% mais leve.
O sistema de gerenciamento de bateria e a eletrônica de potência foram projetados com foco absoluto na redução de perdas. Ao atingir esse marco de eficiência, aprendemos muito que irá fluir para futuros programas de desenvolvimento”, disse Adam Allsopp, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz HPP, divisão de performance da montadora.
Por dentro, há quatro bancos individuais, uma tela de 47,5 polegadas e resolução de 8K, que se estende por todo o painel e um console central.
O couro dos Mercedes tradicionais foi substituído por materiais que não provêm de animais, como a fibra de bambu, e garrafas pet recicladas, no revestimento dos assentos, das superfícies dos painéis, das portas e nos tapetes.
O mais provável é que o Mercedes Vision EQXX não seja produzido em série.