A Bridgestone apresentou em seu campo de provas de São Pedro, no interior paulista, os pneus Potenza GIII produzidos na nova fábrica de Camaçari, na Bahia. São componentes de alto desempenho voltados para carros de passeio. No caso de um modelo 195/50 R15 (que equipa parte da linha VW Gol, por exemplo), cada unidade custa cerca de R$ 320. Nas medidas maiores – 225/50 R17 -, esse valor vai a cerca de R$ 650
O piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, cujo carro de corrida utiliza pneus Bridgestone, esteve no evento para testar a novidade. Na apresentação, foi possível fazer testes de dirigibilidade em pista seca e molhada. O carro utilizado na avaliação foi o Honda Civic, com pneus 205/55 R16 .
Na pista
A avaliação de dirigibilidade foi feita em pequenos circuitos demarcados por cones. A primeira ocorreu em pista molhada. O trajeto foi apresentado por um piloto de testes, que fez a seqüência de curvas de média velocidade a 65 km/h. A aderência dos pneus impressionou. O controle do carro em frenagens com piso molhado também surpreendeu, mesmo quando o pedal era acionado de maneira brusca e dentro da curva. O desenho do GIII é bem eficiente nessa condição.
Terminada essa sessão, teve início a no circuito seco. O trajeto era semelhante, mas permitia média de velocidade pouco mais alta, de 70 km/h. Nessa avaliação, curvas alternadas à esquerda e à direita mostraram outra qualidade do pneu: a facilidade de controlar a traseira do carro, impedindo que ela se perdesse na transição de uma curva à esquerda para outra à direita. Na pista seca havia também uma boa curva de média velocidade, em que era preciso abusar da velocidade para fazer o carro perder aderência.
O Potenza GIII já é produzido na Bahia em cinco medidas, para aros de 15 a 17 polegadas. Servem, por exemplo, para reposição em VW Saveiro, Citroën Picasso, Fiat Brava e Mercedes-Benz Classe A.
Até março de 2008 haverá mais nove medidas, inclusive com 18″. O GIII tem garantia complementar de seis meses caso fique inutilizado por furo, corte ou bolha decorrente de impacto
Boxe
1) Computador criou desenho que aumenta o contato da lateral com o solo;
2) blocos de borracha garantem uma direção estável por serem mais uniformes e rígidos;
3) borracha extra na borda protege os aros de raspadas no meio-fio;
4) tecnologia da banda de rodagem favorece contato de cada bloco no piso, esteja seco ou molhado.