
A Ram apresentou sua nova picape média para a América do Sul. A Dakota será lançada no Brasil em meados de 2026. Antes disso, ela estreia na Argentina, onde será produzida na fábrica da Stellantis de Córdoba, no fim deste ano.
O nome Dakota evoca à picape lançada pela Dodge no Brasil no fim dos anos 90. O modelo foi o único produzido na extinta fábrica da Chrysler em Campo Largo (PR) e teve vida curta no país (1998 a 2002). Mesmo assim, a Dakota deixou uma legião de fãs.
A Ram revelou poucos detalhes sobre seu futuro lançamento. Sabe-se que ela é baseada na Fiat Titano, que, por sua vez, aproveita o projeto da chinesa Changan Kaicene F70 – ela é vendida também como Peugeot Landtrek. Entretanto, a Ram Dakota terá personalidade própria. O design segue a identidade visual da marca norte-americana, presente em detalhes como a grade frontal e o formato dos faróis. O interior também terá linhas mais modernas e acabamento sofisticado.
A Ram Dakota apresentada em uma espécie de misto de car show com carro-conceito, mas já bem próxima do modelo final. Chamada Nightfall Concept, tem “acessórios”, como entrada de ar sobre o capô com três pontos de luz laranja – em referência a outras picapes da Ram -, gancho de roboque frontal e guincho elétrico. No Brasil, a Ram Dakota será posicionada acima da Rampage e abaixo da 1500. A motorização será a mesma 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm que equipa a Titano. O câmbio será o automático de oito marchas.