
A nova picape Ram Heavy Duty das séries 2500 e 3500 ganharam uma reestilização nos Estados Unidos e foram reveladas no Salão de Detroit, que aconteceu no início do ano. A gigantesca passa a ostentar o título de picape mais potente e com maior capacidade de carga e reboque de sua categoria.
De acordo com a Ram, a “picapona” conta com um motor seis cilindros em linha 6.7 turbo diesel Cummins que gera nada menos que 400 cv e 138,2 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Toda essa força colossal faz com que o modelo consiga carregar 3.483 kg e rebocar 14.288 kg. Como opção “mais em conta”, há um motor Cummins com 370 cv e 117,5 kgfm de torque. Já para quem gosta do ronco de um belo V8, há o propulsor Hemi V8 6.4 com 410 cv e 59,3 kgfm, esse equipado com caixa automática de nove velocidades.
A tração é integral, que pode ter acionamento manual ou eletrônico dependendo da versão. Além da maior força para transporte e reboque de cargas e mais potência, a marcar afirma que a Ram Heavy Duty traz chassi com aços de alta resistência 98,5% mais resistentes, mas em contrapartida, o peso final da picape foi reduzido em 65 kg graças aos materiais usados no chassi e também no capô, feito de alumínio.
A picape também recebeu nova suspensão, inclusive com opção de molas traseiras a ar para ajuste e nivelamento de altura. Visualmente, a picape traz novos faróis com opção de luzes halógenas, de led com sistema adaptativo, enquanto que a grade dianteira tem seis opções de desenho diferentes.
Por dentro, a novidade é o acabamento e a central multimídia com tela de 12 polegadas e também um sistema de cancelamento de ruído ativo combinado com um vidro acústico, solução que reduz os sons ambiente da cabine em aproximadamente 10 db. A RAM Heady Duty deverá chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, mas apenas o modelo 2500.