




A Porsche realizou o lançamento do novo Panamera no Brasil. A terceira geração do sedã estreia no país nas versões 4 E-Hybrid por R$ 803 mil e 4S E-Hybrid por R$ 922 mil. Mesmo com design completamente reformulado, o Panamera guarda semelhanças com o modelo anterior, com a identidade visual com quatro pontos de luz nos faróis de LED Matrix.
Ele pode vir com o sistema de iluminação HD Matrix LED com mais de 32 mil pixels por farol e alcance de iluminação de até 600 metros. A entrada de ar frontal foi reposicionada e, na traseira, as janelas perderam as molduras nas portas.
As lanternas têm efeito tridimensional e ganharam novo formato nas laterais. Por dentro, o novo Panamera tem tela curva de 12,6 polegadas que exibe as informações do painel de instrumentos. Como opcional, o cliente pode encomendar uma tela de 10,9 polegadas que fica de frente para o banco do passageiro, que pode comandar o sistema de som e consultar vários dados do veículo. Ambas as versões usam motor 2.9 V6 biturbo de 304 cv e combinado a um motor elétrico de 190 cv e 45,9 kgfm. Na versão 4 E-Hybrid, a potência combinada é de 470 cv e o torque máximo chega a 66,3 kgfm, fazendo com que o carro vá de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e chegue aos 280 km/h. Já no Panamera 4S E-Hybrid o motor biturbo entrega 353 cv e, com o mesmo motor elétrico da outra versão, resulta em 544 cv combinados.
O torque máximo é de 76,5 kgfm. Dados informados pela Porsche indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 290 km/h. A nova bateria de 25,9 kWh ampliou a autonomia no modo elétrico para até 63 km, de acordo com o ciclo PBEV. A Porsche oferece um novo carregador AC de 11 kW que promete reduzir o tempo de carregamento para 2h39min. Com garantia de quatro anos. Um dos itens opcionais mais tecnológicos é a suspensão ativa Porsche Active Ride.
Ela usa amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, sendo que cada um deles é conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente. Com isso, a tecnologia atua rapidamente e compensa os impactos contra o piso em conjunto com um sistema de suspensão a ar. A suspensão ativa mantém a carroceria plana o tempo todo, mesmo durante manobras de frenagem, direção e aceleração.
A Porsche afirma que o sistema é capaz de absorver “quase completamente” as irregularidades do piso. Conforme o modo de condução selecionado pelo motorista, a suspensão pode compensar as tendências de rolagem e mergulho da carroceria para reduzir as forças de aceleração incididas sobre os ocupantes.
Já em situações de direção mais esportiva, o sistema de suspensão faz distribuição equilibrada das cargas em cada uma das rodas. Ele rebaixa a frente ao acelerar e a traseira, ao frear, por exemplo. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa ergue a carroceria em até 5 cm.