cross 1
SUV perde freio polêmico e ganha novo visual (Fotos: Divulgação)

A Toyota revelou o novo Corolla Cross. O SUV lançado em 2021 passou pelo primeiro processo de reestilização, que tem como principal destaque mudanças mais significativas na dianteira. Fabricado em Sorocaba (SP), o novo Corolla Cross será vendido na linha 2025 em seis versões: XR, XRV, XRE, XRX Flex, XRX HEV e GR-S.

A montadora decidiu manter os preços das versões híbridas flex, mas aumentou os valores das configurações com motorização 2.0 flex. No novo Corolla Cross os faróis agora tem iluminação full LED, e a grade frontal e para-choque receberam mudanças. Nas laterais, as rodas de liga leve de 18 polegadas e o logotipo HEV estreiam nova identidade visual.

Atrás, as alterações são mais discretas. As lanternas exibem novas lentes tridimensionais e um para-choque redesenhado. Dependendo da versão, o SUV pode vir com painel digital de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução e porta-malas com abertura elétrica e sensor de pé. Todos os itens são novidades da linha 2025 do modelo. O pacote de assistências à condução, chamado pela marca de Toyota Safety Sense, recebeu o reforço do piloto automático adaptativo.

Alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, assistente de permanência em faixa de rolamento estão entre os demais itens. Já o antiquado freio de estacionamento mecânico com acionamento por pedal foi substituído por um sistema eletrônico.

Nenhuma alteração foi realizada nas duas opções de motorização. Sendo assim, o Corolla Cross 2025 está disponível com o 2.0 flex de até 177 cv e 21,4 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol e o 1.8 híbrido flex, que combina o motor 1.8 flex de até 101 cv e 14,5 kgfm com etanol no tanque com o motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A transmissão é do tipo CVT simulando 10 marchas nas versões flex e CVT Hybrid Transaxle nas configurações híbridas flex.