Carros

Peugeot 408 2014 ganha novo câmbio automático

Sedã é equipado com transmissão automática sequencial de seis velocidades

Bem Paraná

A versão 2.0 16V flex agora conta com um câmbio automático sequencial de seis marchas. A nova opção chega ao mercado em outubro  nas concessionárias do Grupo Le Lac, trazendo ainda modificações nas suspensões e uma lista de itens de série mais recheada. A caixa de marchas AT6 é desenvolvida no Japão, e já equipa modelos da marca equipados com o motor THP 1.6 turbo e também é usada pela Citroën.
O câmbio recebeu uma calibração específica, com o objetivo de otimizar o desempenho e o consumo. Traz ainda um sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor quando o veículo ultrapassa 6km/h. O câmbio automático conta ainda com o modo S (Sport), que proporciona uma condução mais esportiva, e sistema adaptativo ao relevo, que segura as marchas em descidas, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque.

De acordo com a Peugeot, associado ao motor 2.0 flex, de 143cv (gasolina) e 151cv (etanol), o câmbio proporcionou melhora de 1,4 segundo nas acelerações até 100km/h e redução de 5% no consumo de combustível. Porém, a montadora não divulgou os números.
A linha 2014 do Peugeot 408 traz ainda os chamados pneus verdes, de baixa resistência ao rolamento, que favorecem a redução do consumo de combustível e ainda filtram melhor as irregularidades do solo, proporcionando um rodar mais macio. Nesse quesito, contribuem também as novas buchas e calços das suspensões.
O Peugeot 408 2014 vem em três diferentes versões, a Allure manual, a Allure automática e a Griffe THP. Todas contam com itens como controle automático de velocidade, duplo airbag, direção eletro-hidráulica, travamento automático das portas, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado de duas zonas, trio elétrico e tela multifunções com computador de bordo, entre outros.A versão automática tem preço sugerido de R$ 65.990.