Porsche apresenta novo Panamera com motores mais potentes

Terceira geração do cupê de quatro portas tem melhorias na suspensão ativa e interação digital a bordo

Nilton Saciotti
novoporschepanamera24.jpg__1200.0x675.0_q85_subsampling-2

Porsche mexeu nos motores e na suspensão pneumática do novo Panamera (Foto Sttutigard)

novoporschepanamera24a.jpg__1200.0x675.0_q85_subsampling-2
Foto Sttutigard

A Porsche acaba de apresentar mundialmente o novo Panamera. A terceira geração do cupê quatro portas esportivo foi lançada com motores mais fortes e mudanças no sistema de suspensão ativa e nos dispositivos de entretenimento e digitais a bordo.

As quatro opções de motorização do Panamera tiveram a potência aumentada. As variantes E-Hybrid, que combinam o 4.0 V8 turbo de com outro elétrico, geram 680 cv combinados e 94,8 kgfm de torque.

Com a capacidade da bateria elevada para 25,9 kWh, o alcance do Panamera híbrido em modo puramente elétrico pode chegar a 93 km, segundo a Porsche. A transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas também foi recalibrada. Com este conjunto, o novo Porsche Panamera Turbo E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atinge máxima de 315 km/h. Já os conjuntos das variantes puramente a combustão, Panamera e Panamera 4, também passaram por mudanças.

A Porsche diz que mexeu na pressão do turbo e nas taxas de fluxo de injeção de combustível e do ponto de ignição. Com isso, o motor 2.9 V6 teve ganho de 23 cv e passa a ter 353 cv e 51 kgfm. O 0-100 km/h fica em 5,1 segundos. No caso do Panamera 4, com tração integral, são 4,8 segundos.

O tradicional Porsche Active Suspension Management (PASM) também foi retrabalhado. O sistema de suspensão pneumática ganhou nova calibragem e agora agrega o Active Ride, que promete um meio termo entre pegada esportiva e conforto.

Além disso, a Porsche alardeia que o novo Panamera será parte de um ecossistema digital do motorista.

O aplicativo MyPorsche terá integração com Apple CarPlay e Android Auto, além de ferramentas como Siri e acesso remoto a diferentes funções do carro. No design, mudanças discretas. Com basicamente as mesmas dimensões (são 5,05 metros de comprimento), o novo Panamera recebeu uma tomada de ar adicional acima da placa.

A linha das janelas foi redesenhada e as molduras do vidro traseiro acompanham o contorno da carroceria. Entre os equipamentos, faróis de LED com tecnologia Matrix, de alta resolução e alcance de até 600 metros. Já o pacote de assistentes à condução Porsche InnoDrive agregou assistente ativo de faixa e o sistema de estacionamento autônomo agora pode ser feito remotamente, além de ter função reversa.

As vendas do novo Porsche Panamera começam em março de 2024.