Ranger Raptor, a picape esportiva da Ford, sairá por R$ 448 mil

Modelo é importado da Tailândia e faz de 0 a 100 km/h em 5 segundos

Nilton Saciotti
FordRangerRaptor_4

Ranger Raptor: potência é de 397 cavalos (Divulgação)

Imaginem uma picape fazendo de zero a 100 em 5 segundos. A Ford Ranger Raptor, que entrega esta performance de motor, e outras muito mais, por R$ 448,6 mil. Segundo a montadora, existiria uma certa tendência entre consumidores de carros esportivos de migração para outras categorias, como por exemplo, as picapes.

A Ranger Raptor é produzida em fábrica da Ford instalada na Tailândia, onde são montadas outras versões da picape icônica da montadora. A Raptor tem uma cabine de pintura dedicada ao modelo, por exemplo, mas são muitas as partes e peças compartilhadas entre a Raptor e as demais versões.

As diferenças entre os modelos, afora a pintura, estão em partes estruturais do veículo, que embora seja construído sobre a mesma plataforma das demais Ranger, demandou que a Ford aplicasse uma série de reforços para suportar a carga e a potência do veículo. Potência, inclusive, que é de 397 cavalos gerados por uma versão anabolizada do já conhecido propulsor Ecoboost. O motor, no caso, é o 3.0 biturbo movido a gasolina.

A ele está acoplada uma caixa de câmbio automática que simula dez velocidades. A Raptor foi desenvolvida com base no conceito de corrida em desertos, e por isso a montadora tratou de reforçar a suspensão do veículo — ainda que seja pouco provável que um consumidor fará este tipo de condução em algum lugar remoto do país. A suspensão, portanto, é do tipo ativa: um módulo eletrônico, que se comunica com o computador central do veículo, define o fluxo de óleo hidráulico nos atuadores da suspensão.

Dependendo do terreno, e das necessidade do motorista, o conjunto é regulado para ficar mais alto, mais baixo, e assim por diante. Em termos de design, a Raptor tem ampla gama de cores (cinco no total), apliques nas caixas de roda, para-choques de aço, rodas de liga leve de 17” e alguns acessórios interessantes na caçamba, como tomadas e pontos de ancoragem. Por dentro, destaque para os bancos em couro e veludo no estilo competição. A primeira Ranger Raptor surgiu em 2018.

Nesse mesmo ano, a F-150 Raptor passou a ser produzida como um projeto independente, com especificações diferentes das demais versões da linha. Em 2022, a Ranger Raptor seguiu o mesmo caminho, sendo desenvolvida como um projeto independente de engenharia.