A edição 2008 do Salão de Detroit abriu as portas ao público e começou com mudanças significativas para duas das três grandes fabricantes locais. Embora não admita, a GM se apresenta pela primeira vez desde os anos 30 sem a liderança mundial de vendas, tomada pela Toyota em 2007. Já a Chrysler, outra “dona da casa”, mostra otimismo na nova fase, agora desvinculada da Daimler (leia-se Mercedes-Benz).
Na apresentação da Dodge, uma de suas controladas, armou uma apoteose para mostrar a picape Ram reestilizada e o conceito Zeo esportivo elétrico que promete 400 km de autonomia e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.
Outra gigante americana, a Ford, também criou um show para apresentar a nova geração da sua picape de grande porte, a F-150
Das três, a General Motors foi a mais discreta, insistindo na cartilha ambiental, o foco dos últimos salões internacionais, como Frankfurt (Alemanha) e Tóquio (Japão), ambos no segundo semestre do ano passado.
O presidente global da companhia, Rick Wagoner, anunciou uma parceria com a Coskata para produzir etanol nos Estados Unidos.
Potência de sobra
Apesar da preocupação ecológica, não faltam esportivos e grandes motores. No estande da Chevrolet está o ZR1, Corvette mais rápido de todos os tempos, feito para ultrapassar os 320 km/h. Seu motor V8 6.2 gera potência de 628 cv e torque de 83,5 mkgf.
Outro carrão da GM é o conceito Cadillac CTS Coupé. Feito a partir do sedã CTS, pode ter motor V6 a gasolina com injeção direta ou 2.9 a diesel.
As principais novidades:
Chevrolet Corvette ZR1 – Esta é a versão mais rápida de todos os tempos do esportivo americano. O carro foi feito para ir além dos 320 km/h. Seu motor é um 6.2 V8, com 628 cavalos e 83,5 mkgf de torque.
Cadillac CTS-V – Versão esportiva do sedã de luxo. Tem câmbio manual de seis marchas, motor V8 de 558 cv e madeira no acabamento.
Lincoln MKT – Esse estudo traz o novo 2.0 EcoBoost, um quatro- cilindros com injeção direta e turbo que rende como um V6: são 279 cv.
Dodge Zeo – Movido a eletricidade, o esportivo conceitual promete autonomia de 400 km e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 6 s.
Ford F-150 – A picape ganhou opções de configuração da cabine, desenho mais imponente e chassi que melhorou a capacidade de carga.
Fisker Karma – O primeiro carro da pequena marca americana é um esportivo híbrido, elétrico e a gasolina, com vendas a partir de 2009.
Chrysler Ecovoayger – O sistema de propulsão que combina pilha a combustível e motor elétrico um dos destaques deste conceito.