Nissan Versa Exclusive 1.6: faróis de LED e grade cromada com moldura em preto brilhante chamam atenção (Foto: Murilo Góes/Divulgação Nissan)

Durante 7 dias fizemos um test-drive no Nissan Versa 1.6 com câmbio CVT, O bonito sedan na cor Azul Pérola, não mudou muito tem seu design pois a reestilização que estreou recentemente no México ainda não chegou ao Brasil, mas o Versa recebeu uma recalibração da suspensão que melhorou a sensação ao volante, principalmente pelo câmbio CVT Xtronic já que versão Sense com o manual foi descontinuada, afinal o perfil do consumidor de sedãs compactos que privilegiam o conforto, e pelo bom distanciamento entre eixos isso o Versa tem bastante, e tem sido muito preferido por motoristas de aplicativo.

O motor passou por pequenas mudanças devido às normas de emissões L7 do Proconve, passando a gerar 113 cv e 15,3 kgfm de potência. O Versa tem outros auxílios à condição como controle de tração e estabilidade e sistema de partida em rampa; além de seis airbags de série. Na versão Exclusive testada, incorpora monitoramento de ponto cego, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de objetos em movimento (MOD) e câmera 360 graus, que é muito interessante. 

O Nissan Versa segue com medidas inalteradas: 4,49 metros de comprimento, 2,62 m de distância entre-eixos e 1,74 m de largura (sem retrovisores), o porta-malas segue com 482 litros. Internamente, o sedã preserva a sensação de amplo espaço interno aliado ao bom e sóbrio acabamento.

Ocupantes dianteiros e traseiros viajam com bastante espaço para as pernas, ombros e cabeça e acabamento dos bancos, na cor cinza com detalhes em bege como no painel. O Nissan Versa Exclusive CVT 2023 custa de tabela, R$ 122.780,00 sem considerar as novas medidas do governo. Para quem quer um carro discreto, confortável e eficiente, está aí a dica.