
A Volvo estreia os motores Euro 6 para o mercado da América Latina. Já estão definidos os conjuntos de powertrain que a montadora aplicará a partir de 2023 nos modelos FH e VM produzidos em Curitiba. No caso do motor para o pesado FH, o conjunto D13K de 13 litros fará a tração do modelo já dentro do contexto da norma Euro 6.
A plataforma foi desenvolvida em 2012 e chega agora em sua sétima geração (com potências de 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv) e novo sistema de injeção que reduz o consumo de combustível. Ao modelo também foi aplicada uma nova caixa de transmissão automatizada i-Shift, que passou por uma série de alterações em seu software de gerenciamento das velocidades. O sistema de pós-tratamento das emissões resultantes da combustão é composto por três catalisadores e 1 filtro. Passam a ser de série na linha F da Volvo Euro 6 itens como controles de estabilidade, airbag, espelhos auxiliares e piloto automático adaptativo.
A linha de caminhões VM, no entanto, é a que traz mais novidades significativas em sua versão Euro 6. A principal delas é a utilização de um motor produzido pela Volvo no lugar do propulsor fornecido pela MWM à montadora por quase duas décadas.
Os propulsores DK8, de seis cilindros e 8 litros, em versões de 290 e 360 cv, passaram a ser montados na fábrica de Curitiba por meio de kits de componentes que chegam importados da Índia. A fábrica onde já eram produzidos propulsores para o pesado FH teve de ser adaptada para receber a montagem deste motor importado.
O linha VM Euro 6, que tem as versões City, Light Mixer a vocacional VMX, chega com freio motor borboleta, painel de instrumentos com tela LCD de 4,3”, sistema EGR de tratamento de gases e caixa de transmissão i-Shift, a mesma do FH. No entanto, há uma versão equipada com motor manual ZF de nove marchas.
