VW-E-XPENG
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A Volkswagen e a XPeng fizeram um acordo para expandir a E/E (Arquitetura Elétrica) para plataformas de veículos. A CEA (China Electronic Architecture) é uma plataforma avançada de computação centralizada que reduz o número de módulos eletrônicos.

Assim a VW poderá fabricar modelos híbridos mais acessíveis. A partir de 2027 também novos modelos a gasolina utilizarão a arquitetura .Serão utilizados nas plataformas ICE e PHEV.

Empresas chinesas investem US$ 16 bilhões no exterior 

Devido a guerra de preços no mercado chinês, empresas locais estão investindo US$ 16 bilhões nos USA e Europa. O valor supera os US$ 15 bilhões investidos em 2024 no mercado local.

O investimento principal é no setor de baterias com Tesla e BMW sendo os maiores clientes. Uma das razões dos investimentos é pelas tarifas de impostos punitivas da Europa e dos USA.

Armando Mayer, analista de pesquisa sênior da Rhodium foi o autor desse estudo. Os grandes fabricantes de baterias CATL,Amperex e Gotion High Tech são os principais investidores.

Ford pretende mudar a forma de fabricação

O CEO da Ford, Jim Farley declarou: “Este é um momento Modelo T para a nossa empresa.” A idéia inovadora é fabricar os carros em 3 módulos em separado: frente, meio e traseira. Somente na etapa final as 3 partes serão juntadas.

A inovação é montada na nova Plataforma Ford Universal EV de 400 Volts. O investimento total previsto para o projeto é de US$ 5 bilhões.

O objetivo principal é reduzir custos com :

-30% menos parafusos

-40% de redução no tempo de montagem.

-redução de 400 empregados

Será utilizada uma nova bateria LFP com preço 30% menor. Mas o principal é que poderão ser montados diferentes formatos desde compactos até SUVs com 3 fileiras de bancos.

Pode ser que a inovação proposta vai revolucionar e modificar os processos produtivos da indústria automotiva.

Caminhão GWM a hidrogênio inicia testes no Brasil

A primeira unidade do caminhão a hidrogênio da GWM Hidrogênio chegou e foi apresentado na inauguração da fábrica em Iracemápolis em 15 de Agosto. A tecnologia de célula de combustível pela FTXT, subsidiária da GWM na China que no exterior usa a marca GWM Hydrogen.

O veículo utiliza bateria bateria de 105 KW hora e um conjunto de cilindros com capacidade de 40 kg de hidrogênio. Em desacelerações e frenagens o sistema faz a recuperação de energia. A partir de Setembro serão feitos testes com o sistema de hidrogênio com faculdades brasileiras.

O Diretor da GWM Trucks Lopes disse: “A nova tecnologia usa a robustez do caminhão elétrico com a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde.” O caminhão será testado em pistas no interior de São Paulo.

Na China já circulam mais de 30.000 caminhões semelhantes. Posteriormente o caminhão será testado com diferentes fontes de hidrogênio: eletrolítico (verde) ou hidrogênio a partir do etanol. Os testes fazem parte do P&D da GWM dentre do Programa Mover do Governo Federal.