Chuva de meteoros Gemínidas pode ser vista na madrugada de quinta-feira; veja como estará o céu em Curitiba

Chuva será melhor observado por volta das duas horas da madrugada

Assessoria de Imprensa
chuva de meteoros geminideas

Curitiba deve ter visibilidade mediana (Foto: Reprodução/Nasa)

A chuva de meteoros Gemínidas de 2023, a favorita entre os eventos anuais de meteoros, deve atingir seu pico de observação na madrugada do dia 13 para 14 de dezembro. Esse espetáculo de meteoros é conhecido por sua precisão e será melhor observado por volta das duas horas da manhã, horário local, em locais com baixa luminosidade.

Alguns observadores relataram ter visto meteoros Gemínidas até mesmo no final da noite. Felizmente, este ano, uma lua crescente e fina vai se pôr no início da noite, precedendo o surgimento do ponto radiante. Como resultado, as noites e manhãs de pico oferecerão céus escuros ideais para a observação de meteoros.

Caracterizados por sua natureza ousada, rápida e luminosa, os meteoros Gemínidas são predominantemente de cor branca. A taxa horária zenital (ZHR) para esta chuva de meteoros é registrada em 120 meteoros. No entanto, essa contagem pode não estar exata.

Em condições ideais, em horário próximo ao pico da chuva de meteoros, por volta das duas horas da manhã, os observadores frequentemente testemunham uma impressionante exibição de 50 ou mais meteoros por hora em uma noite escura. No entanto, durante uma noite particularmente favorável para os Gemínidas, existe o potencial para testemunhar 120 meteoros ou até mais por hora. Com a promessa de céus escuros em 2023, os observadores das estrelas podem de fato assistir a um espetáculo celestial impressionante.

Recomendações:

Para melhor visualização da chuva de meteoros, é melhor estar situado longe de áreas urbanas, como cidades e regiões metropolitanas. A presença de alta poluição e luzes fortes prejudica significativamente a visibilidade do céu, obstruindo a visão.

A Meteum, solução meteorológica e climática baseada em IA, aconselha procurar um local com um horizonte claro ao norte, de preferência a partir de um ponto de observação elevado.

A chuva de meteoros Gemínidas promete ser claramente visível no Brasil, com a maioria das cidades, exceto São Paulo e Curitiba, tendo céu limpo e chances muito baixas de precipitação, condições necessárias para o sucesso da observação.

Acompanhe a tabela de observação nas principais cidades do país.

CidadeCondições Climáticas Noite de 13 a 14 de dezembroChances de ver claramente a chuva de meteoros
CuritibaParcialmente nublado/quase limpo, +19°CMédia
Porto AlegreCéu limpo, +26°CAlta
São PauloParcialmente nublado/quase limpo, +20°CMédia
Belo HorizonteCéu limpo, +22°CAlta
CampinasCéu limpo, +22°CAlta
Rio de JaneiroCéu limpo, +23°CAlta
BrasíliaCéu limpo, +22°CAlta

O que são chuvas de meteoros?

O Observatório Nacional acompanha o fenômeno e o explica. As chuvas de meteoros são fenômenos dos mais apreciados pelos amantes da Astronomia. Os meteoros são fenômenos luminosos atmosféricos devido a entrada de meteoroides em altíssima velocidade na atmosfera da Terra. Os meteoroides são fragmentos de cometas ou de asteroides que ficam à deriva no espaço.

Conforme a rocha espacial cai em direção à Terra, a resistência do ar, atuando no meteoroide, ocasiona a ablação, formando um “rastro” brilhante. Quando a Terra encontra muitos meteoroides ao mesmo tempo, temos uma chuva de meteoros. Esse fenômeno acontece quando nosso planeta passa pelas zonas de detritos deixadas pelos cometas – ou asteroides.

Os meteoroides são geralmente pequenos, desde partículas de poeira até pedregulhos. Eles quase sempre são pequenos o suficiente para queimar rapidamente na atmosfera.

Do ponto de vista científico, o estudo das chuvas de meteoros permite estimar a quantidade e período de maior penetração de detritos na Terra. A partir disso, as missões espaciais e centros de controle de satélites podem elaborar meios de proteção de suas naves e equipamentos. Outro ponto a considerar tem relação com o estudo da formação do Sistema Solar. Afinal, através da pesquisa das propriedades dos meteoros, pode-se aferir as características dos cometas.

“De modo geral, observar a atividade dos meteoros é uma ótima maneira de contribuir facilmente para a ciência sendo um cientista cidadão. Para produzir dados cientificamente úteis, você precisa visualizar por pelo menos uma hora e fornecer associações de chuvas com cada meteoro que você testemunhar”, concluiu Marçal.