cometa
Imagem do Cometa do Diabo (Caio Correia – Professor de física da UFCG)

Um cometa recém-descoberto deve passar perto da Terra ainda neste ano e sua característica é, quando for visível da Terra, aparecer tão ou até mais brilhante quanto Vênus.

O cometa chamado de C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) foi descoberto no início de 2023 e sua trajetória indica que vai estar perto e visível a olho nu a partir de setembro. Segundo os cientistas, será entre 12 e 13 de outubro que pode atingir seu ápice de luminosidade, a “meros” 58 milhões de quilômetros da Terra.

Como comparação, essa distância é pouco mais que a de Marte (54 milhões de km).

Ainda não há certeza como ele será visível para os habitantes do planeta. O certo é que deve ficar mais evidente para os moradores do Hemisfério Norte.

Em abril passado, a Terra também foi visitada por outro cometa, o chamado Cometa do Diabo.

O 12P/Pons-Brooks é um cometa periódico do tipo Halley que foi descoberto pela primeira vez em 1812, por Jean-Louis Pons, e redescoberto de forma independente em 1883, por William Robert Brooks. O Cometa do Diabo demora aproximadamente 71,3 anos para completar uma volta em torno do Sol, segundo o Observatório Nacional.

De acordo com o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, pós-doc do Observatório Nacional, os cometas do tipo Halley, conhecidos também como cometas de curto período, são cometas periódicos com um período orbital entre 20 e 200 anos. Isto difere dos cometas de longo período, cujas órbitas podem durar milhares de anos.

Por que Cometa ‘do Diabo’?

Essa denominação surgiu a partir de uma observação do cometa em 20 de julho de 2023, realizada pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona na Hungria. 

“O astrônomo percebeu que o cometa estava consideravelmente mais brilhante, pois provavelmente havia sofrido alguma explosão ou ‘outburst’, isto é, uma liberação de gás e poeira de forma inesperada que fez com que o seu brilho aumentasse bastante. Essa explosão cometária também distorceu a coma em forma de ferradura ou chifres e, por isso, muitos meios de comunicação apelidaram o objeto de ‘Cometa do Diabo’”, esclarece Monteiro.

Uma outra curiosidade sobre o cometa se relaciona à sua aparência: sua forma levou as pessoas a compará-lo à icônica nave Millennium Falcon da franquia Star Wars.