
Na semana passada, Curitiba recebeu de forma inédita a 1ª Conferência Brasileira de Inventariação de Gases de Efeito Estufa (GEE), um evento idealizado pela Sinergia Engenharia, que reuniu grandes nomes e instituições com foco em sustentabilidade, gestão de emissões e futuro climático do país.
A conferência apresentou uma programação intensa, organizada em blocos temáticos, com palestras sobre mudanças climáticas, regulamentações, inventários de emissões, compensações de carbono, análise de ciclo de vida, além de mesas-redondas com debates.
A Colorfix Masterbatches foi uma das empresas que participou no evento, levando temas que hoje se discute intensamente no setor de transformação do plástico. O Diretor Superintendente, Francielo Fardo, apresentou o case “Análise de Ciclo de Vida (ACV) e Estudo de Caso Colorfix”, destacando como a companhia vem inovando na redução da pegada de carbono na indústria.
Já a Gestora de Meio Ambiente, Jackeline Campello, participou como painelista na Mesa Redonda I, ao lado de representantes de empresas como Neodent, Arauco do Brasil, América Embalagens, e Supremo Cimentos, discutindo desafios e oportunidades no relato dos escopos 1, 2 e 3.
Com uma produção anual que se aproxima de 3 mil toneladas de masterbatches especializados, a Colorfix desfruta de um portfólio com cerca de 90 mil cores e aditivos, que promovem a melhoria tanto de produtos, quanto de processos dos clientes. Alguns desses produtos, inclusive, como a linha Marble e a marca Revora, já fazem parte do acervo da prestigiada Biblioteca de Inovação Material Connexion, localizada em Nova Iorque (EUA), que conta com mais de 10 mil perfis de materiais, cuidadosamente selecionados para trazer as mais inovadoras tendências e tecnologias do mundo.
Nas últimas décadas a empresa vem trabalhando em soluções sustentáveis que vão ao encontro das necessidades da sociedade e do mercado. Embora o plástico seja um material reciclável, a negligência em seu descarte e a dificuldade na diferenciação dos tipos de resina faz com que muitas pessoas o considerem um vilão para a natureza.
Recentemente a empresa lançou o produto Colorfix Revora CO₂RE que nasce da visão de criar impacto positivo no planeta, e através disso, influenciar empresas e marcas a adotarem produtos que promovam a circularidade e sustentabilidade. A linha Colorfix Revora CO₂RE Carbono Reduzido é a materialização dessa visão, combinando materiais provenientes de fontes diversas, incluindo polímeros de fonte renovável, reciclagem.
Seguindo o conceito circular, toda a linha é rastreada em relação a sua pegada de carbono, desde a extração da matéria-prima, transporte e produção, até o portão de saída da empresa. Todo esse processo utiliza a metodologia com base na ISO 14067 alinhada as certificações – ESG, que envolve as práticas sociais, ambientais e de governança, e a certificação International Sustainability & Carbon Certification (ISCC), que fornece comprovação de conformidade com critérios ambientais, sociais e de rastreabilidade, conforme critérios definidos pela Diretiva Europeia de Energia Renovável (EU RED).
A Revora CO₂RE conta com 18 compostos distintos voltados aos mais variados segmentos como embalagens, móveis, peças em geral, produtos de uso único, decks, automóveis, agronegócio, embalagens que não entrem em contato com alimentos.
Desenvolvimento de uma solução inovadora e sustentável, com pegadas de carbono reduzidas e negativas que podem ser aplicadas em diversos produtos plásticos; simplificar para a determinação e escolha de insumos sustentáveis para manufaturados da indústria de transformação e fortalecimento do posicionamento da organização aliada do meio ambiente.
Além disso, permite ainda estreitar parcerias com empresas que estão alinhadas no mesmo propósito sustentável e desenvolvimento de produtos utilizando a Revora CO₂RE.