Um projeto desenvolvido por estudantes da Grande Curitiba vai ser apresentado na COP30, em Belém do Pará, na próxima semana, no dia 12, dentro de um dois eventos do encontro global.
O JoinBike é um projeto inovador que tem como objetivo promover um ciclismo mais seguro, sustentável e acessível, conectando ciclistas que desejam pedalar em grupo. A iniciativa oferece uma alternativa tecnológica para reduzir os riscos da prática individual, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer de forma colaborativa e consciente.
Criado por jovens estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Colombo, o projeto utiliza a tecnologia para unir ciclistas, reduzir riscos e incentivar hábitos sustentáveis.
(Divulgação/Join Bike)
A ideia surgiu a partir da preocupação com a segurança dos ciclistas, onde, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 4 ciclistas morrem diariamente no Brasil. Foram mais de 15 mil mortes ao todo na última década e quase 443 mil ocorrências de furtos ou roubos de bicicletas somente no ano de 2021. Apesar dos inúmeros benefícios que o uso da bicicleta traz para a saúde pública, o meio ambiente e a mobilidade urbana, o perigo nas ruas ainda é um fator que afasta muitas pessoas dessa prática.
O projeto adota uma metodologia que consiste no desenvolvimento de um aplicativo gratuito que conecta ciclistas próximos para formar grupos de pedal, aumentando a segurança por meio do coletivo.
Diante disso, antes mesmo do lançamento oficial, a ideia está sendo testada por meio de um canal no WhatsApp, “Divulgamos pedais diariamente na região de Curitiba e já temos mais de 4 mil ciclistas acompanhando a iniciativa. Mesmo sem o aplicativo pronto, a resposta foi incrível”, comemora o fundador Gustavo Kopp de Lima.
O impacto e a originalidade da ideia levaram o JoinBike a ser reconhecido em importantes eventos internacionais. “Fomos convidados para apresentar o projeto em Harvard e no MIT, nos Estados Unidos, e também premiados na Suíça.
Agora eles enfrentam mais uma etapa, se apresentarem em um dos maiores eventos de sustentabilidade do mundo, a COP30.
O professor Fábio Alliguieri dos Santos, coordenador do projeto no IFPR Campus Colombo, destaca o entusiasmo da equipe com a participação na COP30, em Belém. Segundo ele, o convite feito pelo MEC representa uma oportunidade única de dar visibilidade a uma iniciativa que conecta sustentabilidade, segurança e saúde através da bicicleta. “Estamos muito motivados e animados com a participação na COP30. Para nós, é uma honra e uma oportunidade incrível de apresentar um projeto que envolve sustentabilidade, segurança e também o bem-estar físico e mental por meio do ciclismo”, afirma o professor.
Essa fase inicial do projeto já permitiu observar, na prática, os primeiros impactos positivos da iniciativa. Os resultados alcançados demonstram a viabilidade do projeto e reforçam seu potencial de transformação social, mostrando seu alto potencial de impacto social, ambiental e tecnológico. Além disso, a plataforma contará com funcionalidades complementares como indicação de rotas seguras, salas de bate-papo, dicas e informações sobre o mundo do ciclismo. O modelo de sustentabilidade financeira do projeto envolve a inserção de publicidade na plataforma, beneficiando tanto empresas preocupadas com o meio ambiente quanto os ciclistas, que serão recompensados com uma plataforma totalmente gratuita.
O JoinBike nasceu da vivência pessoal de Gustavo, ex-estudante do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Colombo e fundador do projeto. Ele que sempre foi ciclista conta que a ideia surgiu após um episódio marcante: um atropelamento enquanto pedalava sozinho.
A partir dessa experiência, ele começou a discutir ideias com professores e propôs desenvolver uma solução tecnológica que incentivasse o ciclismo coletivo, baseada no princípio de que “a união faz a força”. Durante as conversas com outros ciclistas, muitos relataram que só se sentiriam confortáveis em pedalar com mais segurança se pudessem sair acompanhados. Ao perceber que uma das maiores barreiras era o medo do trânsito, dos assaltos, dos acidentes eles criaram uma plataforma que conecta ciclistas próximos para formarem grupos de pedal. “Assim, em vez de pedalar sozinho, você pode encontrar alguém perto e sair em grupo, de forma rápida e simples”, explica.
Desde sua criação, o JoinBike vem acumulando conquistas que reforçam seu impacto social e ambiental. Em 2022, o projeto foi o primeiro do IFPR Campus Colombo selecionado para apresentações nas universidades de Harvard e MIT, nos Estados Unidos. No ano seguinte, destacou-se como o único representante do Paraná no programa Youth Ambassadors e recebeu o título de “Destaque de Sustentabilidade” no The Earth Prize, premiação internacional voltada a inovações sustentáveis, sendo o único projeto da América do Sul reconhecido na categoria. Também em 2023, conquistou o 3º lugar no Prêmio Comendador Rui Nabeiro, em Portugal.
Em 2024, o JoinBike foi apresentado na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Agora, em 2025, após expandir suas ações com eventos como o “Pedala JoinBike” (em Colombo) e o “Cicloturismo Quitandinha”, o projeto foi selecionado pelo MEC para representar o Instituto Federal do Paraná na COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, neste mês de novembro.
